Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza aula inaugural do Programa Mulheres Mil

Mulheres participam de coquetel e recebem flores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a prefeitura de Viamão, realizou a aula inaugural do curso de Auxiliar em Confeitaria, do Programa Mulheres Mil, no dia 8 de agosto, às 18h. Estiveram presentes no evento a secretária de Políticas para as Mulheres no Rio Grande do Sul, Ariane Leitão; a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira; o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; o representante do Câmpus Viamão do IFRS, Jeferson Funchal; autoridades e parceiros do programa.

A abertura do evento foi realizada pela secretária Ariane. Em discurso, Funchal acolheu as primeiras alunas do Câmpus Viamão e destacou que o objetivo do curso é promover o crescimento humano das mulheres, por meio da melhoria de suas condições socioeconômicas.

A secretária de Educação do município salientou a importância do programa e da parceria com o Câmpus Viamão, bem como com os demais parceiros deste projeto, entre eles: Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), professores do município, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato da Panificação, demais secretarias do município e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monte Alegre (CAIC), onde será realizado o curso.

Bonatto definiu o programa como um trabalho de Políticas Sociais Integradas que vai promover avanços em uma das regiões que mais necessita de atenção. "A mudança passa pela educação, pela saúde, pela cultura e pela cidadania. Essa é a mudança que vamos trabalhar, mudando vidas, gerando renda e promovendo a dignidade", afirmou.

As alunas, que puderam contar com serviço gratuito de recreacionistas para seus filhos, receberam flores e sacolas com material escolar. No encerramento, foi entregue a chave de um carro zero quilômetro a ser utilizado na rede de proteção à mulher.

O curso de Auxiliar em Confeitaria

Para participar do programa e candidatar-se a uma vaga, era necessário ser do sexo feminino, ter idade mínima de 18 anos, ser cadastrada no Cadastro Único de Benefícios Sociais (CAD único), residir no bairro Augusta e ser alfabetizada.

Serão fornecidos todos os materiais didáticos necessários para a realização do curso e, como incentivo de permanência, cada uma das 100 mulheres que tiver pelo menos 75% de frequência receberá uma bolsa de R$ 100,00.

As aulas teóricas, com carga horária de 60 horas, serão ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monte Alegre. As mulheres serão divididas em duas turmas com 50 integrantes cada. Uma turma terá aula nas segundas e quartas-feiras e a outra, nas terças e quintas-feiras, no horário das 13h30min às 17h. Já as aulas práticas, de confeitaria, serão ministradas no Novo Lar de Menores. Haverá transporte para conduzir as alunas ao local.

Ao longo da capacitação, elas serão avaliadas e, ao final, as que atingirem o objetivo, receberão certificados de conclusão. A previsão é que a última aula seja realizada no dia 18 de dezembro.

O Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

 

Publicado em 08/08/2013, por Alessandra Nevado.

Galeria

Aula inaugural do curso Auxiliar em Confeitaria Câmpus Viamão realiza aula inaugural do curso Prefeito Valdir Bonatto Representante do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal Secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira Secretária de Políticas para as Mulheres no RS, Ariane Leitão Viatura da rede de proteção à mulher

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria