Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Expointer: Desenvolvimento regional de Vacaria é beneficiado por convênio entre Fepagro, Uergs e IFRS

O desenvolvimento regional de Vacaria e 190 alunos dos cursos técnico e superior de Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ? Câmpus Vacaria serão beneficiados com a assinatura de um convênio entre as instituições e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quinta-feira (1º) na Expointer. A finalidade é estabelecer ações de ensino, pesquisa e extensão na área das ciências agrárias no município.

A partir de setembro, serão desenvolvidos os seguintes projetos: "Implantação e condução de áreas didático-experimentais de sistemas de produção de grãos, de frutíferas e de olerícolas"; "Manejo de sistemas de produção para aumento da eficiência do uso da água e melhoria da qualidade do solo"; e "Sistemas de produção e diversificação de frutíferas para os Campos de Cima da Serra".

O diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, destacou a importância da união entre as três instituições para trabalharem em prol da comunidade de Vacaria. "Caminhando juntos, poderemos proporcionar a essa gurizada um fácil acesso ao aprendizado", comemorou.

"Fico feliz em ver o quanto a nossa instituição vem fazendo diferença na vida das pessoas e, com essa parceria, fará ainda mais", pontuou o reitor substituto do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo. "Nesse momento difícil pelo qual passa o País, esse somatório de forças vai ajudar a desenvolver um trabalho de mais qualidade para formar cidadãos. De nada vale a pesquisa, o ensino e a extensão se não for para melhorar a vida de todos", concluiu.

Os estudantes de Agronomia aprovam a parceria. "A partir dessa assinatura, teremos mais infraestrutura para as aulas práticas, além de termos mais possibilidade de fazer estágio na Fepagro", disse Simone Lancini. Já Cláudia Nunes acredita que, com o convênio, não será mais preciso fazer novas parcerias a cada semestre. "Além disso, teremos mais respaldo e credibilidade para a realização de pesquisas e a publicação dos resultados, pois serão pesquisas realizadas em rede".

Texto: Daiane Madruga (Uergs) e Darlene Silveira (Fepagro)

Foto: Darlene Silveira

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria