Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Aberto o Primeiro Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino

Expectativas, risadas e troca de ideias marcaram as horas que antecederam a abertura do Primeiro Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino - Convergência de olhares: a indissociabilidade entre pesquisa, extensão e ensino nesta quarta-feira, 16 de novembro de 2016, no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.

A abertura do Salão que este ano engloba sete eventos: o 5º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), o 4º Seminário de Extensão (Semex), o 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept), o 1º Seminário de Pós-graduação, o 1º Seminário de Internacionalização, a 4ª Mostra de Robótica e a 3ª Mostra Cultural, reuniu servidores e alunos dos 17 campi.

Palestra de abertura

A palestra de abertura ministrada pelo professor Carlos Alberto Ceretta, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordou a Construção do conhecimento: práticas científicas educacionais e extensionistas. Ceretta destacou a importância das relações interpessoais "Às vezes uma pessoa que está na sala ao lado pode contribuir em algum processo de construção do conhecimento e desconhecemos isso", para o professor, o conhecimento é um só e está em vários lugares do mundo.

A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades acadêmicas do IFRS: o reitor, Osvaldo Casares Pinto, o reitor substituto, Amilton de Moura Figueiredo, e os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto; de Extensão, Viviane Silva Ramos; de Ensino, Clarice Monteiro Escott; de Administração, Tatiana Weber; e de Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos.

Osvaldo destacou em sua fala que eventos como esse "contribuem para que os nossos objetivos sejam atingidos e por isso fizemos todo o esforço possível para viabilizar sua realização, mesmo com as dificuldades impostas pelas restrições orçamentárias". Outro momento de destaque na abertura foi o pronunciamento do estudante do curso técnico de Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves, Victor Frainer. O aluno leu o "manifesto dos estudantes em defesa da educação federal" e foi ovacionado pelo público de mais de 700 pessoas. O momento cultural da tarde ficou por conta da orquestra do Instituto Tarcísio Michelon que apresentou músicas populares e natalinas.

Acompanhe fotos no Facebook e Instagram

Veja a programação

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria