Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Últimos dias de inscrições para o processo seletivo

Cartaz - Processo Seletivo 2014

Estão abertas, até 11 de novembro, as inscrições para o processo seletivo unificado 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de identificação do candidato e seguir corretamente todos os passos indicados até a impressão do boleto. O valor da taxa de inscrição é R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos superiores. Os beneficiados com isenção de taxa deverão assinalar a opção de candidato isento, conforme consta no edital.

  • Os editais e os manuais com o detalhamento do processo também podem ser consultados no site.

 

O IFRS oferece 2.050 (duas mil e cinquenta) vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 (um mil duzentas e dezenove) vagas em cursos superiores, todos gratuitos. As vagas são distribuídas nos câmpus: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, que terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013.

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura. Das vagas para os subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Esta será a primeira vez que o instituto realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

  • Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
  • Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
  • Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
  • Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
  • Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
  • Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria