Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Primeiro processo seletivo unificado ocorre com tranquilidade

Processo seletivo no Câmpus Farroupilha - fotos Deise Dagnese

As provas do processo seletivo de estudantes 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram neste domingo, 1º de dezembro de 2013, pela manhã e à tarde nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Sertão.

Foram 9.379 inscritos para fazerem as provas, concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio, todos gratuitos. A abstenção será divulgada no início da semana.

"Este foi o primeiro processo seletivo de estudantes unificado entre todos os câmpus do IFRS (com provas iguais e concomitantes) e não houve imprevistos, tudo ocorreu com tranquilidade. Os próximos processos continuarão realizados de forma unificada", salientou o coordenador do Processo Seletivo, Luiz Gaspar Fensterseifer.

Para garantir a acessibilidade ao processo, o IFRS ofereceu as provas também gravadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizadas por três candidatos (nos câmpus Porto Alegre, Rio Grande e Osório); em Braile, feita por um candidato do Câmpus Rio Grande; e com letra ampliada, aplicada a um candidato do Câmpus Farroupilha. Algumas salas também tiveram acesso facilitado.

A prova de redação, aplicada aos candidatos aos cursos superiores, abordou o Facebook e as redes sociais como tema central.

Representantes da Reitoria visitaram todos os campus durante o dia. Pela manhã, a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza acompanhou o processo no Câmpus Farroupilha.

"Ter um processo seletivo unificado depois de cinco anos é um salto de qualidade e vai ser um diferencial no acesso aos nossos cursos", salientou a reitora, referindo-se aos cinco anos da criação do IFRS, que serão comemorados no dia 29 de dezembro de 2013. "Os alunos que ingressam agora vão viver uma instituição muito mais forte, muito mais enraizada, com programas já consolidados, e contribuirão com essa fase de consolidação."

Os próximos passos

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no site www.ifrs.edu.br. O período para interposição de recursos ao gabarito será de 2 a 4 de dezembro, em cada câmpus, conforme o item 6 do edital 009/2013.

A divulgação do resultado do processo seletivo, da 1ª chamada e de orientações para a matrícula ocorrerá no dia 10 de dezembro para os cursos técnicos, e no dia 19 de dezembro para os cursos superiores. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site www.ifrs.edu.br.

O IFRS oferece o total 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem. São mais 1.444 inscritos, para 463 vagas nesta modalidade de ingresso. Das vagas para os cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo ainda não teve início.

 

Fique atento:

  • 02/12/2013 - Divulgação do gabarito preliminar das provas, no site www.ifrs.edu.br.
  • 02 a 04/12/2013 -Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada Câmpus, conforme item 6 do edital 009/2013
  • 10/12/2013 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito final da prova, no site www.ifrs.edu.br
  • 10/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.
  • 10/12/2013 - Divulgação dos 12 classificados do exame de seleção para a prova prática de instrumento musical com calendário. No site www.poa.ifrs.edu.br.
  • 19/12/2013 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada e orientações para a matrícula com calendário ou informação da data desta, em função da correção das redações. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.
  • 19/12/2013 - Informações sobre a chamada pelo Sisu. No site www.ifrs.edu.br e no site de cada Câmpus.

 

Saiba mais sobre as modalidades de cursos oferecidos:

> Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

> Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

> Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

> Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

> Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

> Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria