Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Temas ligados a empreendedorismo e inovação norteiam as atividades do 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS

Palestrante Marcio Roberto Machado da Silva falou sobre inovação tecnológica

O 1º Encontro de Pesquisadores e Extensionistas do IFRS teve início nesta segunda-feira, 26 de junho de 2017, com o tema "Empreendedorismo e Inovação". O evento ocorre em Bento Gonçalves, no Dall'Onder Grande Hotel, e é composto pelo 5º Curso de Pesquisadores e 3º Curso de Capacitação para Extensionistas, que neste ano acontecem de forma integrada. Reúne em torno de 220 servidores do Instituto, nos dias 26 e 27 de junho.

Durante a abertura, o reitor substituto, Amilton de Moura Figueiredo; a pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos; e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto; destacaram os desafios diante da situação de restrições orçamentárias pela qual passam as instituições de ensino federais. Amilton, representando o reitor, Osvaldo Casares Pinto, citou que os níveis orçamentários atuais estão semelhantes aos de seis anos atrás, quando a instituição era 40% menor. Salientou que os Institutos Federais são uma conquista do povo brasileiro e é preciso defendê-los. "Apesar de tudo, a rede federal vem se fortalecendo e o IFRS é referência em muitos temas. Através do trabalho que vem sendo realizado em cada local em que atuamos, recebemos das comunidades o respeito e o reconhecimento de uma instituição que, fruto de uma política pública, vem transformando a vida das pessoas. Continuemos neste caminho com luta e esperança em dias melhores."

Girotto destacou que o orçamento para a pesquisa no IFRS em 2017 era equivalente a um terço do orçamento de 2016 e há poucos dias mais cortes ainda foram anunciados. "Para fazermos pesquisa e inovação necessitamos de investimento", frisou, acrescentando a necessidade de buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos cooperados.

Viviane falou sobre a importância dos temas escolhidos para esta edição do evento - empreendedorismo e inovação - na formação integral dos estudantes, especialmente em uma realidade de altas taxas de desemprego. A pró-reitora agradeceu aos presentes, que, "apesar das adversidades, continuam desenvolvendo suas ações de extensão e projetos de pesquisa com extrema competência e determinação, fazendo com que nos orgulhemos do IFRS a cada dia com os resultados alcançados".

A mesa de abertura foi composta ainda pelos pró-reitores de Administração, Tatiana Weber; Ensino, Clarice Monteiro Escott; Desenvolvimento Institucional, José Eli Santos dos Santos; e pelo diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim.

Palestras

As atividades continuaram com a palestra "Inovação Tecnológica", ministrada por Marcio Roberto Machado da Silva, presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. De acordo com o palestrante, nos próximos cinco anos, 75% dos novos empregos serão criados em startups (empresas nascentes em negócios incertos e com modelos inovadores). Em uma definição simplificada, resumiu inovação como a transformação de ideias em resultados, e estes podem ser econômicos, financeiros, sociais ou ambientais, mas precisam existir. "É importante gerarmos pesquisa que impacte a sociedade, devolvendo o investimento que ela faz", afirmou.

Também fizeram parte da programação do primeiro dia de encontro as palestras: "A missão dos IFs: Inovação & Empreendedorismo + Tecnologia Social & Autogestão", com o professor Renato Peixoto Dagnino, da Unicamp; e "Empreendedorismo", com o professor Tadeu Pissinati Sant'Anna, assessor para implantação de polos de inovação do Instituto Federal do Espírito Santo, além da sessão "Expanda sua Ideia", baseada no modelo Pitch Elevator - formato de apresentação utilizado para demonstrar uma ideia em poucos minutos, "vendendo" um projeto aos ouvintes.

No segundo dia, serão realizados minicursos e a palestra "Escritório de Projetos de Inovação e Desenvolvimento Integrado", com o reitor substituto do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, e os professores Anderson Ricardo Yanzer Cabral e Diego Monte Blanco.

O Encontro é promovido pela Pró-Reitoria de Enxtensão (Proex) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), com o apoio dos Comitês das duas áreas (Coex e Coppi).

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria