Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS divulga classificados para os cursos técnicos no Processo Seletivo de estudantes 2014/1

Cartaz - Processo Seletivo 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou nesta terça-feira, 10 de dezembro, o resultado da primeira chamada do Processo Seletivo de estudantes 2014/1 para os cursos técnicos de nível médio. Os câmpus do IFRS estão divulgando o calendário de matrículas em seus sites.

Os candidatos classificados deverão comparecer ao câmpus da vaga para realizar a matrícula, na data e no horário divulgados no cronograma do câmpus. O candidato que não comparecer perderá o direito à vaga e, para ocupá-la, será chamado o classificado a seguir, conforme modalidade de ingresso. As próximas chamadas também serão publicadas no site do IFRS e o acompanhamento é de inteira responsabilidade do candidato.

A divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores está prevista para 19 de dezembro. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo site.

As provas do processo seletivo ocorreram no dia 1º de dezembro de 2013 e tiveram 9.379 inscritos, concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio, todos gratuitos. O Instituto também oferece vagas para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os cursos técnicos subsequentes, e via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para os cursos superiores.

Documentação obrigatória para a matrícula

A documentação obrigatória para a matrícula nos cursos técnicos de nível médio (concomitantes, integrados e subsequentes) do IFRS pode ser conferida abaixo. Para candidatos aprovados via reserva de vagas, há documentos adicionais. É importante que o candidato observe a forma de acesso pela qual foi classificado, informada no boletim de desempenho. Toda a documentação necessária e orientações constam do Manual do Candidato referente à modalidade de curso, disponível no site do IFRS.

a) Certidão de Nascimento ou Casamento - original e fotocópia;

b) Carteira de Identidade (com foto recente) - original e fotocópia;

c) Comprovante de situação cadastral do CPF obtido no endereço eletrônico da receita federal ou cartão do CPF - original e fotocópia;

d) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos) - original e fotocópia;

e) Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral que pode ser obtido no site do TRE (candidatos maiores de 18 anos) - original e fotocópia;

f) Comprovante de residência no nome do candidato ou no nome de um dos pais. Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa, apresentar, além do documento acima descrito, declaração de que o candidato reside no endereço e cópia do documento de identidade do titular da conta (o que pode ser feito de próprio punho na mesma folha da cópia). Em caso de habitação irregular ou em área verde, o candidato prestará declaração de moradia no momento da matrícula.

g) Uma foto 3x4 recente.

h) Termo de autorização de uso da imagem, conforme idade. ANEXO XI ou XII do Manual do Candidato

i) Para os cursos concomitantes e integrados: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental, ambos emitidos por instituição oficial credenciada pelo Ministério da Educação, ou Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental obtido através de exames de certificação de competências do tipo Encceja ou equivalente - originais e fotocópias.

Para os cursos subsequentes: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio, ambos emitidos por instituição oficial credenciada pelo Ministério da Educação, ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido através de exames de certificação de competências do tipo Enem, Encceja ou equivalente - originais e fotocópias.

j) Para os cursos concomitantes: Comprovante de matrícula no ensino médio (com exceção do curso técnico concomitante em viticultura e enologia do Câmpus Bento Gonçalves).

k) para os cursos integrados de todos os câmpus e para o curso técnico concomitante em viticultura e enologia do Câmpus Bento Gonçalves: Atestado Médico de aptidão física para participação nas aulas de Educação Física - ANEXO XIII do Manual do Candidato.

l) os candidatos estrangeiros devem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) em substituição à carteira de identidade, ou passaporte com visto de estudante, ou outro documento que por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria