Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Rede Federal completa cinco anos de concepção inovadora

Instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cinco anos neste domingo, 29/12, revelando avanços significativos na educação brasileira. Com forte política de interiorização, a Rede conta atualmente com 459 unidades implantadas, 54 mil servidores e um milhão de matrículas, da formação inicial e continuada à pós-graduação.

Criada a partir de uma proposta revolucionária em educação profissional e tecnológica, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, em cinco anos a Rede acumula números importantes. Na educação técnica de nível médio, o total de matrículas saltou de 77.074, em 2008, para 534.853, em 2013. Já na educação superior, o Censo registra um aumento de 27,6% no total de matrículas, de 2010 para 2012.

As expectativas ganham dimensões ainda maiores para o futuro. Em 2014, serão 562 unidades em funcionamento, mas a intenção é alcançar o total de mil escolas em todo o Brasil, atingindo a média de uma para cada cinco cidades. Para isso, a Rede contará com mais investimentos do Ministério da Educação (MEC) que, desde 2009, empregou R$ 5,5 bilhões em obras e equipamentos.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, os números não demonstram apenas o bom desempenho das instituições, mas, principalmente, revelam o importante papel social da Rede. "A inclusão social e a formação de cidadãos transformam vidas e contribuem para o desenvolvimento econômico do país, cada vez mais competitivo e inovador. Em cinco anos conseguimos alcançar resultados muito positivos, o que nos motiva a superar desafios e expectativas para que possamos manter essa tendência de evolução".

Composta de 38 institutos federais, dois centros federais, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Rede atua em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica e na formação de professores para a educação básica, desenvolve a pesquisa, a inovação e a extensão tecnológica, em sintonia com o setor produtivo.

Trajetória - Com 104 anos de experiência, a Rede foi construída gradativamente, desde 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices que, após várias mudanças de nomenclatura e reordenamento, estão traduzidas nas instituições da Rede Federal.

 

Publicado em dezembro de 2013, pela assessoria de Comunicação do Conif.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria