Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada: alunas visitam casa de longa permanência para idosos

Visita do curso cuidador de idosos a Spaan

As alunas do curso de cuidador de idosos do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), estiveram no dia 15 de janeiro, na Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). A visita técnica foi realizada como atividade do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciado em 18 de novembro e com encerramento marcado para o próximo dia 24. Ao total serão 160 horas de formação, com disciplinas como: introdução ao cuidador; cuidado com o corpo, cuidado com o ambiente; ética, legislação e contexto social; informática básica; e cidadania e inserção no mercado de trabalho.

Durante a visita, guiada pelo assessor de Comunicação da instituição, Thiago Oliveira, as alunas puderam conhecer como funciona o lar de permanência e ter contato com parte dos 113 idosos abrigados na casa. Logo no início, puderam acompanhar o baile que é oferecido todas as semanas. Após, visitaram os dormitórios dos moradores, a biblioteca e o refeitório.

Para o professor do curso, Newton Bernardes, o contato do cuidador com os idosos durante o curso é fundamental para que se conheça o dia a dia de trabalho."Eu não vejo um curso de cuidador sem a parte prática", afirma.

Segundo a aluna Janaína Bravo, o objetivo do profissional é levantar a autoestima do idoso e ajudá-lo a despertar para a vida. "Nós (cuidadores) costumamos dizer que somos as âncoras dos idosos. A minha intenção é fazer o que for preciso para o bem deles".

A estudante Luciana dos Santos, que já trabalha como cuidadora, diz que o curso será importante para aprimorar seus conhecimentos. "Aprendemos a teoria, a história, a forma de tratar. Mas o mais importante é gostar da profissão. Tem que gostar do idoso, dar atenção, ter paciência e dar carinho".

Acompanharam as alunas a orientadora do curso, Cátia Espíndola e o supervisor, Mateus de Castilhos.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Curso de cuidador de idosos

O profissional habilitado pelo curso cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Saiba mais sobre a Spaan em: www.spaan.org.br

 

Publicado em 15/01/2014, por Alessandra Nevado

 

Galeria

Baile dos idosos

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria