Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada: alunos visitam empresa de gestão de resíduos eletrônicos

Visita do curso Operador de Computador a empresa Otser

Os alunos do curso operador de computador do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), estiveram no dia 13 de janeiro, na empresa Otser Gestão de Resíduos Eletrônicos, no município de Campo Bom, no Rio Grande do Sul. A visita técnica foi realizada como atividade do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciado em 18 de novembro e com encerramento marcado para o próximo dia 24. Ao total serão 160 horas de formação, com disciplinas como: Orientação Profissional e Cidadania, Introdução à Computação, Sistema Operacional Windows, Processadores de Textos, Planilhas Eletrônicas, Software de apresentações e internet, Banco de Dados e Sistema Operacional Linux.

Durante a visita, o diretor da Otser, Jeferson Messa, enfatizou a importância do trabalho realizado pela empresa. Antes, os materiais caracterizados como lixos eletrônicos eram jogados fora em aterros ou em locais impróprios. Segundo ele, muitos que trabalham com sucata recolhem esse tipo de lixo. No entanto, boa parte do lixo é descartado, pois não serve para a venda. De acordo com Messa, "para que a empresa seja viável do ponto de vista econômico é necessário grande quantidade de equipamentos. Entretanto, há poucos pontos que recolhem esses aparatos, sendo indispensável uma política das prefeituras visando à organização deste material".

Acompanharam os alunos o coordenador do Pronatec do Câmpus Alvorada Antônio Bueno, o professor Márcio Lemos, o supervisor Neemias Querotti, a orientadora do curso Débora Vogt, e o apoio Cristiano Ribas.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Curso de Operador de Computador

O egresso do curso será um profissional que tenha habilidades para: utilizar aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaborar de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisar e navegar na internet. Usar correio eletrônico. Instalar e configurar sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos. Organizar a entrada e saída de dados em sistemas de informação, selecionar programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Saiba mais sobre a Otser em: www.otser.com.br

 

Publicado em 13/01/2014, por Alessandra Nevado

 

Galeria

Visita do curso Operador de Computador a empresa Otser Visita do curso Operador de Computador a empresa Otser Visita do curso Operador de Computador a empresa Otser

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria