Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão: Alunos iniciam cursos do Pronatec

Curso de Auxiliar de Secretaria Escolar

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), iniciou no mês de março as atividades de quatro cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas de Inglês Básico, Auxiliar de Secretaria Escolar, Promotor de Vendas e Agricultor Familiar estão em andamento no Centro de Formação Profissional Walter Graf, no Centro de Viamão. O programa, em parceria com a Secretaria de Educação do município, atende um total de 330 alunos.

Para a supervisora do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, Lisandra Coromaldi, os alunos estão interessados e motivados. "Eles querem se qualificar para o mercado e trabalho. Acharam tudo muito bem organizado, gostaram dos professores, acharam os recursos audiovisuais interessantes". Segundo a supervisora, cada turma tem um perfil diferente. "Têm turmas mescladas de alunos jovens com outros mais velhos. O que chama a atenção é integração e a troca entre eles".

A supervisora do eixo tecnológico de recursos naturais, Márcia da Pieve Bertazo enfatiza a baixa evasão dos cursos. "De 60 alunos do curso de agricultor familiar, apenas três alunos não estão frequentando. O público é muito dedicado".

Segundo o professor da disciplina de Inglês Básico, Cristiano Rafael de Souza, o programa está proporcionando uma oportunidade única aos alunos. "Os cursos de idiomas normalmente são pagos, e o Pronatec oferece o mesmo ensino de qualidade de forma gratuita", afirma.

A professora da disciplina de Orientação Profissional e Cidadania, Isis Fernanda Pedroso Lorscheiter, considera que a experiência do curso tem sido positiva. Ela salienta a importância da orientação na descoberta da vocação e para a postura como profissional. "Eles acabam vendo se realmente aquela é a área que eles devem seguir".

Para a aluna Maria Aparecida Pacheco, o curso é uma forma de se aperfeiçoar. "Com o curso pretendo retornar para o mercado de trabalho". A estudante Rosmari Malta de Sá, falou: "Vim em busca de novos conhecimentos para aplicar em meu cargo".

PRONATEC

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

No Câmpus, os 330 alunos estão distribuídos da seguinte forma: 120 no Inglês Básico, com carga horária de 220h; 60 no Promotor de Vendas, com carga horária de 160h; 60 no Agricultor Familiar, com 200h; 60 no Auxiliar de Secretaria Escolar, com 180h; e 30 no Condutor Ambiental (Veja informações AQUI), com 200h. Os alunos receberão uma ajuda de custo de R$ 2,50 a hora/aula.

Publicado em 26/03/2014.

Galeria

Aula de Orientação Profissional e Cidadania Aula de Orientação Profissional e Cidadania Professora Isis Fernanda Pedroso ministra aula Curso de Inglês Básico Cristiano de Souza ministra aula de Inglês Básico Centro de Formação Profissional Walter Graf

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria