Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus em implantação participam do evento de apresentação do Projeto UnIFica

Servidores vestem a camiseta

O Projeto UnIFica e a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tiveram seu evento de lançamento na sexta-feira, 18 de julho de 2014, no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. A apresentação reuniu a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, pró-reitores, diretores-gerais dos câmpus, diretores e coordenadores de áreas e equipes de Tecnologia da Informação (TI). Os Câmpus em Implantação no IFRS participaram da atividade com a presença dos diretores-gerais: Fábio Marçal (Alvorada), Jesus Borges (Rolantes), Gilberto Putti (Vacaria) e Alexandre Vidor (Viamão); dos diretores de Ensino: Guilherme Brandt (Alvorada), e Denirio Marques (Viamão); e do diretor de Administração: Sérgio Viana (Viamão).

A reitora lembrou do nascimento do IFRS, que ocorreu a partir da integração de cinco instituições já existentes, que juntaram suas potencialidades para a construção do Instituto. Em seguida, somaram-se novas unidades, e diante da diversidade de culturas institucionais tornou-se necessária a unificação para o fortalecimento da instituição. Isso evidenciou a demanda por um sistema de gestão que integre dados, processos e fluxos, envolvendo todos os setores dos câmpus e da Reitoria.

"Em um determinado momento nos pareceu, e isso era senso comum no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que a gente precisaria urgentemente de um sistema que integrasse toda a gestão. O futuro da instituição não repousa em nenhuma pessoa que esteja hoje em algum cargo; a instituição tem um futuro próprio, que independe de quem estará à frente. Sem integração de dados não é possível fazer planejamento", defendeu Cláudia.

A reitora ressaltou ainda que a proposta não é apenas a criação de um sistema, mas a unificação do IFRS por meio dos seus dados, fluxos e procedimentos, a fim de que todos tenham acesso da mesma forma às informações, reiterando o princípio da transparência nas ações.

"Unificar processos é tratar todos de forma isonômica", complementou o pró-reitor de Ensino, Amilton Figueiredo.

A implantação

Na sequência, o diretor de TI do IFRS, Alexandre Leite, ministrou a palestra "Estratégia de Implantação do SIG". Segundo Leite, estão previstas as etapas de sensibilização, capacitação, implantação, processos do negócio e suporte ao usuário.

Ele explicou ainda como os vários sistemas serão integrados, envolvendo professores, técnicos administrativos e alunos. Além disso, mencionou como serão feitas a migração e a integração dos dados dos diversos sistemas que alguns câmpus já possuem para um único, integrado.

Todo o trabalho será feito sob consultoria e assessoria da empresa AVMB, de acordo com cronograma que prevê o prazo de três anos para a implantação total. O diretor da AVMB, Aldiocir Dalla Vechia, apresentou a empresa e falou como será a implantação. Salientou que não se trata de um projeto da TI, pois todos os setores estarão, e precisarão estar, envolvidos, já que o sistema será utilizado pelas mais diversas áreas da instituição.

Vestindo a camiseta da unificação

À tarde, o evento teve uma dinâmica diferente. Os participantes foram divididos em grupos, conforme a área de atuação, e trataram de questões específicas dos diferentes sistemas que serão implantados, os quais, juntos, formam o SIG. Após, todos se reuniram novamente, repassaram os principais itens vistos nos grupos e finalizaram literalmente "vestindo a camiseta" da unificação do IFRS. Todos receberam uma camiseta do projeto e vestiram para tirar uma fotografia que entrará para a história da instituição.

Publicado em 21/07/2014.

Galeria

Servidores reunidos durante o evento Reitora, Cláudia Schiedeck Servidores reunidos durante o evento Diretor-geral do Câmpus Rolante, Jesus Borges Diretor-geral do Câmpus Vacaria, Gilberto Putti Diretor-geral do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor Diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria