Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realiza aula inaugural de maquiagem em presídio feminino

Kits de maquiagem doados pela Receita Federal

O Câmpus Alvorada promoveu, no dia 11 de agosto, a aula inaugural do curso de maquiador, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na penitenciária feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre. As aulas são destinadas a 30 apenadas e serão ministradas por profissionais ligados às áreas de educação, saúde e beleza. O curso, com carga horária total de 160 horas ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, com término previsto para outubro deste ano.

Para o diretor-geral do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS), Fábio Marçal, o objetivo do curso é contribuir na formação integral das alunas, e sinalizar possibilidades de profissionalização e de elevação da escolaridade. "A gente quer que seja o início da caminhada. Que esse curso abra novas portas e perspectivas", falou.

A apenada Cecilia, 49 anos, diz que decidiu entrar no curso, pois nunca usou maquiagem. "Eu tenho a pele negra e é mais difícil de ficar bonita maquiada. O que eu mais via na rua eram maquiagens horrorosas, negras com o rosto todo branco. Acho que é diferente maquiar uma pessoa branca e uma pessoa negra".

O supervisor do curso, Marco Fronckowiak, respondeu que hoje existem diversos produtos desenvolvidos para pele negra. "A gente terá a oportunidade durante o curso de aprender a maquiagem para diferentes tipos e tons de pele. Vocês são muito corajosas de terem assumido o compromisso de aprender coisas novas".

O diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt, falou sobre o sucesso obtido no curso de maquiador cênico realizado no ano anterior. "Ficamos felizes pelas alunas terem gostado do curso. Em 2013 formamos 27 alunas, das 30 que iniciaram. Duas não concluíram, pois foram transferidas e outra ganhou liberdade".

Este ano, para as aulas práticas, novamente serão utilizados as maquiagens recebidas através da doação da Receita Federal ao Instituto Federal (IFRS), realizada no ano passado. "Nós recebemos mais de duas centenas de kits variados de maquiagem, com batons, sombras, pó compacto, lápis para olhos, entre outros. Esse material foi o que garantiu o funcionamento dos cursos", afirma Marçal.

Também participam do Programa o professor da disciplina de Maquiagem Artística, Rafael Gomes da Silva (a drag queen, Suzzy B); a professora de Maquiagem Estética, Aline Moroso Guilhão; a professora de Orientação Profissional e Cidadania, Tainara Fernandes Machado; o orientador do curso, Leonardo Cunha e a agente penitenciária, Cláudia Patricia Cruz Fernandes.

Sobre o curso de Maquiagem Cênica

Em 2013, o Câmpus Alvorada promoveu o curso de maquiador cênico, vinculado ao Programa Mulheres Mil, com a formatura de 27 apenadas, no Madre Pellitier. O curso teve carga horária total de 160 horas, ocorreu de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas tiveram direito a auxilio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso. Os eixos e temáticas trabalhados foram: peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.

Veja a matéria da formatura de 2013.

 

Galeria

Câmpus Alvorada realiza aula inaugural de maquiagem no Madre Pelletier Diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt Suzzy B mostra maquiagem para as apenadas Diretor-geral do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal. Apenada com livro sobre maquiagem Supervisor do curso, Marco Fronckowiak Orientador do curso, Leonardo Cunha Professora de Orientação Profissional e Cidadania, Tainara Fernandes Machado Professora de Maquiagem Estética, Aline Moroso Guilhão Professor da disciplina de Maquiagem Artística, Rafael Gomes da Silva (a drag queen, Suzzy B).

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria