Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Mulheres Mil: início da segunda turma do Câmpus Viamão

O Câmpus Viamão do Instituto Federal (IFRS) realizou no dia 19 de agosto, às 15h, a aula inaugural do curso de auxiliar de manutenção predial, da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A atividade ocorreu no CTG Pealo da Estância, localizado ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu (Rua Dario Gonçalves, na Parada 18, Vila Augusta), em Viamão. Compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito do município de Viamão, André Pacheco; a secretária de Educação (SME), Maria Clarice Oliveira; a diretora da Secretaria da Saúde, Lisiane Fagundes; o diretor-geral do Câmpus Viamão (IFRS), Alexandre Vidor; o diretor de Administração do Câmpus Viamão (IFRS), Sérgio Viana; e o diretor da escola Luciana de Abreu, Aurélio Ferreira.

O início da solenidade contou com a apresentação do grupo de capoeira Aruanda, coordenado por Ferreira. Em seguida, a cerimônia foi conduzida pela orientadora do curso Glória Gabriel.

Vidor falou sobre a criação e a expansão dos Institutos Federais. "As primeiras escolas de educação profissional e tecnológica foram criadas no Brasil em 1909. Em 2005, quando iniciada a expansão de escolas técnicas federais, o Brasil contava com 140 unidades. De 2005 a 2010, quando realizadas a primeira e segunda fase da expansão das escolas, foram criados 214 novos câmpus. Na terceira fase da expansão, foram criadas 208 novas unidades de educação profissional em todo o país", explicou.

O diretor-geral do Câmpus Viamão enfatizou o objetivo dos institutos federais de definir políticas que atentem para as necessidades e as demandas regionais. "Toda a expansão teve o olhar para o interior do Brasil, para que a gente possa chegar onde a nossa sociedade está". Ao final, ele ressaltou a importância da inclusão social. "O Instituto Federal tem que ter o olhar para as questões de gênero, para a criança, para uma pessoa com necessidade especial. Nós temos a obrigação de incluí-los".

O vice-prefeito apontou a construção civil como uma das principais vocações da cidade de Viamão. "Nós temos uma vasta extensão territorial, de 1497 km², podemos construir muito em Viamão. Vocês estão entrando no mercado certo, aprendendo e se qualificando para um mercado promissor. Aproveitem a oportunidade de estudar e aprender".

A secretária destacou o curso de auxiliar de confeitaria realizado pelo Câmpus Viamão, em 2013. No qual, das 100 mulheres que iniciaram o curso, 89 se formaram. Segundo a secretária, "o baixo numero de desistências mostra a potencialidade, a vontade e o desejo das mulheres de Viamão em enfrentar as desigualdades".

Viana parabenizou as mulheres pela coragem. "Esperamos atingir as expectativas e que vocês consigam entrar no mercado de trabalho. Daí que a gente vai ver o quanto desse programa realmente está dando certo".

Após as falas, a supervisora do curso, Bárbara Melo apresentou para as alunas informações sobre o curso. Entre os assuntos estiveram às atribuições de um profissional de auxiliar em manutenção predial, o mercado de trabalho, e as disciplinas ofertadas.

Estiveram presentes no evento: a diretora de Educação (SME), Rejane Viegas; a coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Viamão, Mirtes Moreira; o coordenador de Políticas Integradas, Heitor Tomé; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Viamão (Acivi) de Viamão, Paulo Sérgio Silveira; representantes da Lions Nossa Senhora Aparecida de Viamão; e as representantes do Conselho da Mulher de Viamão: presidente Matilde Broat, tesoureira Eliete Miranda, e Conselheira Ivana Silveira. Durante a cerimônia foram destacados os nomes dos professores da turma de auxiliar em manutenção predial: Adriana Carvalho, Cândida Benitez, Carlos de Castro, Deise Tyska, Lisiane Rocha, Márcio Lemos, Thiago Linberger. E das profissionais envolvidas: supervisora, Bárbara Melo; orientadora, Glória Gabriel; e apoio às atividades acadêmicas, Silvana Silva.

Auxiliar em Manutenção Predial

O curso conta com a participação de 25 mulheres, com aulas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, e carga horária total de 180 horas. Como incentivo de permanência no curso, cada matriculada receberá uma ajuda de custo, de acordo com a sua frequência escolar. Ao longo da capacitação as mulheres serão avaliadas e, ao final, receberão certificados de conclusão. A formatura está prevista para dezembro.

O Programa fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e associações. As alunas terão disciplinas de pintura, colocação de pisos e azulejos, conteúdos de hidráulica e de elétrica, além de noções básicas de português e matemática, saúde e direitos da mulher.

Mulheres Mil

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria