Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove evento para divulgação do processo seletivo 2015/1

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS) lançou nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, a campanha do Processo Seletivo 2015/1. O evento ocorreu às 18h, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, localizado na rua Marechal Deodoro, 220, no Centro de Viamão. Durante a atividade a equipe do IFRS apresentou a instituição, mostrou o vídeo de divulgação e falou sobre as inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos, com vagas distribuídas em 12 câmpus.

As vagas são para Viamão, Canoas, Porto Alegre (Centro e Restinga), Osório, Feliz, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Ibirubá, Rio Grande e Sertão. No total, são 1.720 vagas em cursos técnicos e 719 vagas em cursos superiores (dessas, são 618 vagas para cursos técnicos e 199 para cursos superiores em POA, região metropolitana, Litoral Norte e Vale do Caí).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos câmpus, que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, até 15 de outubro.

Durante a apresentação do Processo Seletivo, o diretor-geral do Câmpus Viamão do Instituto Federal (IFRS), Alexandre Vidor falou sobre a criação e a expansão dos Institutos Federais. "Quando iniciada a expansão de escolas técnicas federais em 2005, a rede contava com 140 unidades em todo o território nacional, com 102 mil alunos matriculados. Até 2010 foram criados 214 novos câmpus. Hoje, na terceira fase da expansão, com a criação também do Câmpus Viamão, temos 422 unidades no Brasil. Em 2014, o número de matrículas está em 1,8 milhões".

Vidor explicou que para a escolha da oferta dos cursos no Câmpus Viamão foram realizadas audiência públicas. "Iniciamos as nossas atividades em Viamão, onde buscamos um amplo debate para vislumbrar os eixos em que poderíamos trabalhar a vocação da região onde estamos inseridos. Não há razão de ser de um câmpus se não houver um atrelamento dos cursos com as potencialidades do local. Diante dessa visão fizemos um estudo que apontou para oferta de vagas nos cursos técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo, Serviços Públicos, e no curso técnico concomitante em Meio Ambiente".

O vice-prefeito de Viamão, André Pacheco falou sobre a parceira com o Instituto Federal. "O Câmpus Viamão iniciou as suas atividades no ano passado e é de extrema importância para o processo de desenvolvimento social e econômico do município. Além do Instituto trazer a qualificação tem a possibilidade de trazer empreendedores para a cidade".

Estiveram presentes a secretária de Educação, Maria Clarice Oliveira; o secretário de Meio Ambiente, José Francisco Pinto; o presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Viamão (ACIVI), Paulo Sérgio Silveira; o diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, Miguel Breda; o diretor da Defesa Civil de Viamão, Mauro Matiotti; o coordenador das Políticas Públicas Integradas, Heitor Thomé da Rosa; o diretor do Departamento de Concursos e Ingresso Discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer; o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques, o diretor de Administração do Câmpus Viamão, Sérgio Viana; os professores Tânia Aiub, Nilo Alves e Edgardo Céspedes; e a equipe do Pronatec do Câmpus Viamão.

Sobre o Processo Seletivo 2015/1

As provas serão aplicadas em 7 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2015. Além do processo seletivo próprio, o IFRS terá ingresso também mediante as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

>> Opções de cursos, turnos, número de vagas no Câmpus Viamão (Sede Provisória: Rua Marechal Deodoro, 220, Bairro Centro - Viamão)

  • Técnico em Administração - subsequente ao EM: noite, 18 vagas
  • Técnico em Cooperativismo - subsequente ao EM: noite, 18 vagas
  • Técnico em Serviços Públicos - subsequente ao EM: noite, 18 vagas
  • Técnico em Meio Ambiente* - concomitante ao EM: tarde, 36 vagas

* Para candidatos que estarão cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em 2015

 

DATAS IMPORTANTES:

  • Inscrições: 6/10 a 10/11/2014
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: 6 a 15/10/2014
  • Provas: 7/12/2014

 

Publicado em 09/10/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria