Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove aula inaugural de cursos Mulheres Mil

O Câmpus Viamão do Instituto Federal (IFRS) realizou no dia 4 de novembro, a aula inaugural de 85 mulheres dos cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil, da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento ocorreu às 15h, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, localizado na rua Marechal Deodoro, 220, no Centro de Viamão. Compuseram a mesa de honra: o vice-prefeito do município de Viamão, André Pacheco; a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social e Direitos Humanos de Viamão, Belamar Pinheiro; e o diretor de Administração do Câmpus Viamão (IFRS), Sérgio Viana.

A aluna Clarice dos Santos Vidal, de 44 anos optou pelo o curso de Cuidador de Idosos. Ela não tem experiência na área e buscou a qualificação para se colocar no mercado de trabalho e cuidar da família. "Ao concluir o curso pretendo ter uma profissão, seguir os estudos, cuidar melhor do meu pai que está com o Mal de Alzheimer e dar uma educação melhor para os meus filhos".

Viana salientou que para o curso todos os materiais são oferecidos de forma gratuita e que os todos os profissionais que trabalham no Pronatec são qualificados e passaram por um rigoroso processo seletivo. Para o sucesso do curso, ele destacou a importância da frequência regular das mulheres nas aulas. "Nós queremos contar com todas vocês ao final do curso para fazermos um grande festa e comemorarmos esse momento que será tão importante".

A secretária reforçou a ideia: ""Não basta começar o curso, tem que seguir até o último dia".

O vice-prefeito também deu as boas vindas às alunas. "Que esse curso seja apenas o início. Que vocês possam seguir estudando, melhorando a qualidade de vida e ampliando os seus conhecimento. Para termos mais qualificação em prol também do desenvolvimento da nossa cidade".

Após as falas, a supervisora do curso, Bárbara Melo apresentou para as alunas informações sobre os curso. Entre os assuntos estiveram às atribuições dos profissionais, a apresentação da equipe de trabalho e as disciplinas ofertadas.

A equipe do Pronatec do Câmpus Viamão, formada por Aline Scheibler, Arnaldo Brasil, Giovana Niehues e Silvana Silva, e pelas professoras Deise Amaral e Tamara Chagas, preparou uma apresentação teatral, baseada na história infantil Dona Joaninha. Segundo a pedagoga do Câmpus Viamão, Anelise Schultz, a história mostra a importância de se ter amigos e poder compartilhar. "Ajuda a desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade e simplicidade".

Estiveram presentes na atividade os professores: Cândida Benitez, Janaína Gomes, Laura Nascimento, Lucas Timm, Márcio Lemos, Michele Selau, Sérgio Magnan e Rui Linde. A orientadora Glória Gabriel foi a mestre de cerimônias.

Os cursos

Os três cursos terão formação cidadã, com disciplinas de Relações Interpessoais; Educação, Cidadania, Acolhimento da Mulher; Linguagem e Comunicação; Informática Básica e Conhecimentos Lógicos e Matemáticos, Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária. O curso de Auxiliar de Manutenção Predial terá Saúde Meio Ambiente e Segurança no Trabalho, Manutenção Predial Hidráulica e Manutenção Predial Elétrica. Para o Cuidador de Idoso será ofertado: Profissão do Cuidador; Cuidar de Si, do Outro e do Entorno; Aprendendo a Cuidar; e Saúde do Idoso. E do Cuidador Infantil: Dimensões do Desenvolvimento Infantil; Produção Sustentável de Brinquedos; e Cuidado e Saúde da Criança.

Mulheres Mil

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

Publicao em 05/11/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria