Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realiza formatura do curso de tecelagem do Mulheres Mil

"É com muito orgulho que hoje completamos o primeiro passo de uma nova caminhada em nossas vidas. Mostrando mais uma vez que somos Mulheres Mil". Assim iniciou o discurso de formatura da oradora da turma do curso de Tecelagem do Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS). A aluna Elizabete Kreme de Matos, falou em nome de suas colegas, sobre a valorização da mulher e mercado de trabalho.

A atividade de encerramento da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ocorreu no dia 20 de novembro, às 19h, no Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, em Alvorada. Compuseram a mesa de honra: o prefeito do município de Alvorada, Sérgio Bertoldi; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; o secretário do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Airton Alminhana; representante da Câmara Municipal, Juliano Marin; o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal; e o professor homenageado, Mário Ody Vieira.

O prefeito falou sobre o acesso a educação permitido através da ação e da necessidade da continuidade na busca pelo aperfeiçoamento. "Cada um vai dar um destino ao conhecimento adquirido com essa oportunidade. Parabéns a cada uma de vocês e ao trabalho de todos os professores do Instituto Federal".

Marçal destacou a importância do momento. "A formatura representa uma caminhada vitoriosa, a abertura de outras portas. O Mulheres Mil reconhece e combate o machismo em nossa sociedade, e trabalha com a perspectiva da emancipação feminina. Entende que a emancipação passa pela escolarização, pela profissionalização".

O professor Viera agradeceu às alunas e falou que a maior homenagem que recebeu foi a participação no curso. "Essas estudantes que estão aqui estão mudadas. Elas tomaram a decisão de mudar e voltaram a estudar".

Participaram da atividade: o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; a supervisora do curso de tecelagem, Vera Junqueira; e as professoras, Débora da Silva Martinez, Jaine dos Santos Pereira e Vania Mara Machado Nunes.

SAIBA MAIS

O curso de tecelagem teve início no dia 11 de agosto, ofereceu 30 vagas, e carga horária total de 160 horas. As aulas ocorreram no Centro de Capacitação Profissional Anísio Teixeira, localizado na rua Wenceslau Fontoura, 556, bairro Nova Americana. Ofereceu as disciplinas de Relações humanas, Ética e postura profissional; Cidadania e direitos da mulher; Linguagem e comunicação e matemática básica; Gestão e economia solidária; Técnicas aprimoradas do tear: Tramas e cores; Iniciação às tramas básicas; entre outras.

CÂMPUS ALVORADA

Está em atividades desde agosto de 2013, em sede provisória. Oferece cursos pelo Programa Mulheres Mil, Pronatec e Proeja-Fic. Um complexo para o câmpus está em construção no bairro Campos Verdes. Conforme audiências públicas, o câmpus trabalhará com os eixos: ambiente, saúde e segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design. O Câmpus também irá ofertar cursos na área da Língua Brasileira dos Sinais (Libras). A instituição terá cursos técnicos e superiores e atenderá 1.200 alunos quando a obra estiver completa. A conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre de 2016.

Publicado em 21/11/2014.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria