Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove aula magna do curso agente de gestão de resíduos sólidos

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), promoveu no dia 27 de novembro, a aula magna da primeira turma do curso de agente de gestão de resíduos sólidos, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), modalidade Catadores. A atividade ocorreu às 19h, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, localizado na rua Marechal Deodoro, 220, no Centro. Participam deste curso os membros da Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir), que atualmente são responsáveis pela coleta seletiva de lixo na área central do município.

Inicialmente, formaram a mesa de honra: a representante do Ministério do Meio Ambiente, coordenadora de Juventude e gestora nacional do Pronatec, Marccella Berte; o vice-prefeito de Viamão, André Pacheco; o diretor-geral do Câmpus Viamão (IFRS), Alexandre Vidor; e a presidente da Coovir e também aluna do curso, Laura Lemoyne.

O evento foi composto por três momentos distintos. No primeiro, representantes do Câmpus Viamão e da Prefeitura deram as boas vindas aos presentes. Em seguida Marccela apresentou a modalidade Pronatec Catadores e falou sobre os planos nacionais e municipais de resíduos sólidos, estratégias, objetivos e público-alvo. Para finalizar ocorreu uma apresentação de trabalhos com a temática de meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A aula magna do primeiro curso de Pronatec Catadores de agente de resíduos sólidos do Brasil foi definida pelo diretor-geral do Câmpus Viamão como um momento histórico. "Estamos vivenciando uma nova etapa", salientou.

Vidor falou sobre a criação e a expansão dos Institutos Federais. "Em 1909 foram criadas as primeiras escolas de educação profissional e tecnológica no Brasil. Até 2005, quando iniciada a expansão de escolas técnicas federais, havia 140 unidades e 102 mil alunos. De 2005 a 2010, quando realizadas a primeira e segunda fase da expansão das escolas, foram criados 214 novos câmpus. Viamão faz parte da terceira fase da expansão, onde foram criadas 208 novas unidades de educação profissional em todo o país. Hoje chegamos a 422 câmpus em todo o território nacional.", explicou.

Para o diretor-geral, o Pronatec tem que atender a necessidade da comunidade. "Como servidores públicos, essa é a nossa missão: atendê-los. A nossa busca é justamente que todos tenham acesso a educação pública, de qualidade, reconhecida como uma das melhores do país", finalizou.

A presidente da Coovir agradeceu a oportunidade de participar do curso. "Já somos agentes ambientais que estamos na lida todos os dias. Hoje nós somos protagonistas no trabalho seletivo. A gente vai se preparar, se qualificar para dar conta dessa demanda", afirmou Laura.

O vice-prefeito informou que o município já implantou a coleta seletiva no Centro e que existe um projeto para ampliação deste serviço para outros bairros. "Nós temos uma grande parceria com o Instituto Federal para promover cada vez mais a formação do cidadão viamonense. Este curso é para qualificar os recicladores, com o objetivo de melhorar o serviço prestado e também as condições de vida das famílias envolvidas com a reciclagem", finalizou André.

Após, a representante do Ministério do Meio Ambiente realizou uma apresentação sobre o Pronatec Catadores. Para Marccella um dos objetivos da modalidade é reconhecer os saberes construídos de forma empírica pelos catadores de materiais recicláveis e realizar articulação com o desenvolvimento de tecnologias sociais. Ela enfatizou a importância de "adaptar os planos de cursos às realidades locais em diálogo permanente com catadores de materiais recicláveis e suas organizações, que devem participar de todo o processo, desde o levantamento da demanda até a avaliação do Programa".

Estiveram presentes: o diretor da Defesa Civil de Viamão, Mauro Matiotti; a diretora administrativa da Secretaria de Educação, Nazaré de Carvalho, e o presidente do Conselho Viamonense de Meio Ambiente (Convima), Joaquim Reis. A presidente da Associação Viamonense dos Produtores de Fundo de Quintal, Liliane Linhares e o aluno do curso João Mendonça, participaram do evento com uma exposição de produtos ao fundo do auditório, produzidos a partir da logística reversa. Durante o ato, foram destacadas as presenças dos profissionais envolvidos com a turma: a professora, Luciane Schmitz; a supervisora, Márcia Da Pieve; o orientador, Valdomiro Laurindo; e o apoio, Arnaldo Brasil.

Saiba mais sobre o curso:

O Curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, forma profissionais que executam serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem, fazendo inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada; buscam e realizam parcerias com empresas para a coleta dos resíduos recicláveis. Entre as disciplinas estão: Poluição Ambiental e Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD); Gerenciamento dos RSD: Acondicionamento, Coleta Seletiva, Transporte, Usina de Triagem e Compostagem; Coleta Seletiva e Triagem dos Resíduos Sólidos; Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; e Resíduos Sólidos Especiais.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria