Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão promove formatura de Auxiliar de Manutenção Predial e Promotor de Vendas

No dia 16 de dezembro, o Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS), promoveu a cerimônia de formatura dos cursos de Auxiliar de Manutenção Predial (ação Mulheres Mil) e Promotor de Vendas (modalidade FIC), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formação foi realizada através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão. O evento ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graf, e contou com a presença do diretor-geral do Câmpus Viamão, Alexandre Vidor, da secretária municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira, da coordenadora-geral do Pronatec do IFRS, Leila Schwarz, de familiares e amigos das formandas e bolsistas do Pronatec.

A oradora da turma do curso de Auxiliar de Manutenção Predial, Adriana Oliveira, elencando uma série de atributos e qualidades das mulheres, falou em nome de suas colegas. "Mulheres mil, filhas, mães, avós, amigas, guerreiras, sonhadoras, sinceras, humildes, insubstituíveis, verdadeiras, honestas, trabalhadoras e vitoriosas". A turma entrou no salão cantando uma adaptação da música Mulheres Guerreiras, de Alice Maciel. Na letra dizia, "A mulher sábia edificará. A mulher que trabalha é brasa viva no lar". Elas foram acompanhadas pela orientadora Glória Gabriel ao violão.

"Queremos voar mais alto e buscar novos conhecimentos, pois temos a consciência de que muito ainda temos a aprender e que somente a educação é capaz e transformar pessoas e mudar o mundo". Esse foi um trecho do discurso de formatura da oradora do curso de Promotor de Vendas. A aluna Luana Garcia falou sobre amizade, educação e desenvolvimento pessoal.

Segundo a coordenadora do Pronatec do IFRS, o programa é oferecido em mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul, e oferece mais de 8 mil vagas em diferentes cursos, de acordo com a necessidade de cada região e interesse da população. "O Pronatec reconhece que o Brasil só vai ser grande se tivermos pessoas capacitadas. Para vocês é importante a conquista de hoje e também para o nosso país. Ser feliz é saber se posicionar e ter a coragem e convicção para escolher o que é melhor para cada um de nós".

A secretária falou sobre a relação entre educação e trabalho. "No Pronatec nós temos esses dois elementos. E temos além da formação para o trabalho, uma formação humana. A educação e o trabalho nos formam e nos transformam".

O diretor-geral agradeceu a oportunidade de aprender com as alunas. "Na medida em que a capacitação faça vocês conseguirem uma melhor oportunidade de trabalho, o nosso sonho é levado para frente. E é graças a isso que vamos continuar implementando novos cursos, contando com a participação de vocês. Para que nós possamos caminhar juntos na direção de um desenvolvimento não só econômico, mas também pessoal. Com autonomia e emancipação".

Foram paraninfas Áurea Altenhofen e Cândida Benitez, professoras do curso de Promotor de Vendas e Auxiliar de Manutenção Predial, respectivamente. Subiram ao palco as supervisoras Bárbara Mello e Lisandra Coromaldi, os orientadores Glória Gabriel e Valdomiro Laurindo; e os professores Adriana Carvalgo, Carlos Castro, Deise Tyska, Lisiane Rocha, Lucas Timm e Vanja Macedo. Estiveram presentes: os apoios acadêmicos Aline Sheibler, Arnaldo Brasil e Silvana Santos. O mestre de cerimônias foi o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques.

Saiba mais

Com aula inaugural no dia 19 de agosto, o curso de Auxiliar em Manutenção Predial contou com a participação de 15 mulheres, com aulas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, e carga horária total de 180 horas. A ação Mulheres Mil fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e associações. As alunas tiveram disciplinas de pintura, colocação de pisos e azulejos, conteúdos de hidráulica e de elétrica, além de noções básicas de português e matemática, saúde e direitos da mulher.

A segunda edição do curso de Promotor de vendas teve início no dia 4 de agosto. Com duração de 160 horas, as aulas ocorreram nas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. Durante o curso, as 11 formandas tiveram as disciplinas de Técnicas de Vendas, Negociação e Marketing; Noções de Informática Aplicada a Vendas; Tópicos Especiais do Direito do Consumidor e Trabalhista; e Orientação Profissional e Cidadania.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria