Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realizou aula inaugural do Programa Mulheres Mil

Aula inaugural do Programa Mulheres Mil em Alvorada

O Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve a aula inaugural do curso de Cuidador de Idosos, do Programa Mulheres Mil, no dia 19 de agosto, às 19h. Com o título "Direitos humanos e a emancipação da mulher", a atividade foi proferida pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, na sede da prefeitura de Alvorada. Além da ministra, compuseram a mesa de honra: o prefeito do município, professor Serginho; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; a pró-reitora de extensão do IFRS, Viviane Ramos; o representante do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a deputada estadual, Stela Farias; a gerente de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Quelen Tanize da Silva; o representante do Centro Florestan Fernandes, Leandro Marçal, e o vereador Cristiano Schumacher. O evento contou ainda com a participação de autoridades, representantes da comunidade e as alunas do curso.

Em sua fala, Maria do Rosário ressaltou que o objetivo do curso, acima de tudo, é aprender a lidar com o ser humano. Destacou que tanto com o idoso quanto com outras parcelas da população, não se pode aceitar o descuido, os maus-tratos e o abandono. "O principal é viver com qualidade, respeito e dignidade", defendeu. E encerrou com um conselho às alunas: "Não desistam, quando encontrarem dificuldades, pois a formatura de vocês será a maior alegria da família".

Segundo Fábio, o Programa marca o primeiro curso da instituição no município. "O Instituto Federal tem que ir onde o povo está e, é por isso que estamos fazendo um curso em Alvorada, para Alvorada e com Alvorada", declarou.

Para Viviane, a aula inaugural do Mulheres Mil é um momento histórico. "Esse é o primeiro curso que o Instituto Federal vai desenvolver no município. E a partir desse primeiro, muitas outras iniciativas serão possibilitadas", afirmou. Disse ainda que a formação é a porta de acesso para outras qualificações que possam vir a ser oferecidas pela instituição.

A secretária Nair falou que as mudanças na vida só ocorrem por meio da educação. "O Programa Mulheres Mil tem essa tarefa, a de trazer educação de qualidade para a população de Alvorada", garantiu.

Cuidador de Idosos

O Programa conta com 30 participantes, com aulas de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30, e carga horária total de 200 horas. O curso ocorre de agosto a novembro de 2013, no Centro Florestan Fernandes (Rua Vereador Lauro Barcellos, 285, bairro Água Viva), em Alvorada.

O Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site (http://mulheresmil.mec.gov.br/) do programa.

 

Publicado em 19/08/2013, por Alessandra Nevado.

Galeria

Aula inaugural do curso de Cuidador de Idosos, do Programa Mulheres Mil Representante do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal Gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Quelen Tanize da Silva Pró-reitora de extensão do Instituto Federal, Viviane Ramos Secretária de Educação, Nair Ribeiro Prefeito de Alvorada, professor Serginho Participação de autoridades, representantes da comunidade e das alunas do curso Leandro Marçal e Maria do Rosário A ministra profere sobre direitos humanos e a emancipação da mulher Maria do Rosário fala sobre dignidade e respeito Maria do Rosário profere aula inaugural Aula inaugural do Programa Mulheres Mil Reitora recebe os representantes dos câmpus e pró-reitores

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria