Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão inicia capacitação piloto no Sistema Integrado de Gestão (SIG) do IFRS

Os servidores do Câmpus Viamão foram os primeiros a testar, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Sistema Integrado de Gestão (SIG) que está sendo implantado em todo o Instituto Federal (IFRS). A atividade, com um total de 16 horas, trabalhou especificamente o módulo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e contou com a participação de professores e técnicos-administrativos dos setores de registros acadêmicos e pedagógico do câmpus e da reitoria. Após o término, o grupo enviou um documento com sugestões de adequações para o Comitê de Implantação

Buscando se fortalecer como instituição, o IFRS está trabalhando na integração dos sistemas de gerenciamento de dados de todos os seus setores e unidades. Para isso, está sendo implantado o SIG para agilizar e agregar confiabilidade aos processos e às estatísticas institucionais, dar mais transparência e auxiliar na tomada de decisões. O módulo SIGAA informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão e submissão e controle de projetos de ensino, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado. Tem portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação.

Segundo o diretor de Ensino, Denirio Marques o Câmpus Viamão ter sido escolhido como piloto da implantação do novo sistema foi um privilégio, e ao mesmo tempo facilitou a organização do início das atividades acadêmicas. "Para que todos os servidores do Câmpus conheçam a dinâmica do novo sistema dos processos é necessária uma capacitação constante. Por isto, em uma atitude de gestão, juntamente com a reitoria, pensamos em uma capacitação de dois dias que foi muito válida. Os servidores puderam sair operacionalizando o sistema. E em breve o SIGAA estará disponível também para os nossos alunos".

No Câmpus Viamão, o denominado "âncora", ou servidor que será o ponto de contato entre a reitoria e os usuários do módulo, é o responsável pelo Registros Acadêmicos, Dário Bezerra. Ele será o multiplicador do módulo no câmpus, irá prestar o primeiro atendimento ao usuário no caso de dúvidas e abrir chamados no help desk do IFRS.

Participaram da capacitação a coordenadora de Implantação do SIG, Mara Lisiane Sievert; as coordenadoras do SIGAA, Maria do Carmo Alves de Oliveira e Ana Paula Colares Flores; e o representante da Diretoria de Tecnologia da Informação do IFRS, Bryan Zinn.

Saiba mais

O SIG escolhido para concretizar esse projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vem há dez anos sendo aprimorado. Já é utilizado por várias instituições da Rede Federal. Para viabilizar a implantação do SIG-UFRN, o IFRS conta com a participação da empresa AVMB, de Santa Maria (RS) que esteve no Câmpus Viamão e promoveu a capacitação, com os representantes Felipe Cervi e Paraguassu Cardoso.

Para facilitar essa implantação, foi desenvolvido o projeto UnIFica. Entre as ações estão: capacitação aos usuários, discussão e definição de processos internos, suporte e canais de comunicação que permitam explicar aspectos do sistema e esclarecer dúvidas. A implantação do sistema ocorrerá em até três anos, após esse prazo, o IFRS estará usando todos os módulos do sistema.

Acesse: unifica.ifrs.edu.br

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria