Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão comemora o Dia Internacional da Mulher

Alunas dos cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil, da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), servidores e bolsistas do Câmpus Viamão, participaram, no dia 10 de março, de evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As atividades incluíram palestra sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, apresentação musical das Mulheres Mil e confraternização.

A palestra da delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Viamão, Viviane Nery Viegas abordou os diferentes tipos de agressões contra a mulher e falou sobre o trabalho realizado pela delegacia em prol do amparo à vítima. "A delegacia da mulher é a porta de entrada desses delitos. Ou seja, quando uma mulher busca ajuda, o primeiro local dentro do nosso sistema de justiça, é a delegacia da mulher". Viviane também salientou a importância da denúncia. "Muitas vezes as pessoas têm medo ou vergonha de falar e a situação acaba não chegando até o poder público para que nós possamos tomar as providências".

Ela explicou que existem diversos tipos de violência contra a mulher, como a física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Também falou sobre a Lei Maria da Penha, especialmente sobre as medidas protetivas. E encerrou, "Todos vocês podem ser multiplicadores e levar o recado para que as mulheres denunciem os casos para que a gente possa tomar as providências necessárias".

Após, as alunas dos três cursos da ação Mulheres Mil realizaram a apresentação da música Maria Maria, de Milton Nascimento, que exalta na letra à mulher brasileira que com força, garra e coragem luta por seus ideais.

Participaram das atividades o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques, a encarregada de secretaria no Tecnopuc Viamão (PUCRS), Cristina Andrade de Almeida; professores e técnicos-administrativos do câmpus. A organização das atividade foi da equipe de bolsistas do Mulheres Mil, formada por Bárbara Mello, Glória Gabriel e Silvana Silva.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria