Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão realiza formatura de três cursos Mulheres Mil

O Câmpus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu, no dia 28 de abril, às 19h, a formatura dos cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil da ação Mulheres Mil, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A formação foi realizada através de uma parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social do município. O evento ocorreu no auditório da sede do câmpus localizada no Tecnopuc Viamão, e contou com a presença do diretor de Ensino, Denirio Marques, da supervisora dos cursos, Barbara Melo, da coordenadora Glória Gabriel, de professores, familiares e amigos das formandas e bolsistas do Pronatec.

Antes da cerimônia, as formandas apresentaram esquetes sobre o cotidiano de violências físicas e psicológicas sofridas por muitas mulheres, e finalizaram cantando a música "Maria, Maria", de Milton Nascimento, acompanhadas pela coordenadora ao violão. A decoração do salão foi feita com brinquedos sustentáveis e colares confeccionados nas aulas. As fotos, com registros de momentos importantes ao longo dos cursos, foram penduradas no painel com prendedores de roupas pintados à mão pelas alunas.

Durante o discurso, a oradora Ana Paula Ribeiro, do curso de Cuidador Infantil agradeceu aos professores e bolsistas. "O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza nós mulheres lutamos por ideais. Que o nosso caminho se abra a cada passo onde formos. Que o vento esteja sempre ao nosso favor. Que o sol sobre o nosso rosto acenda alegrias em cada coração". e finalizou: "Parabéns a todas as mulheres. Todas são Mulheres Mil".

A supervisora dos cursos falou sobre a importância da conquista do certificado e enfatizou a necessidade do esforço pessoal. "Tudo se conquista a longo prazo, não existe nada de imediato. Desejo sucesso, alegrias e amor, espero que vocês (formandas) tenham aprendido muito. Pois eu aprendi muito com vocês".

Marques, representando a direção do Câmpus Viamão, agradeceu às formandas. "Esse brilho no olhar de cada uma de vocês hoje, com certeza recarrega a bateria de todos. Muito obrigado por acreditarem conosco, o câmpus se orgulha desta formatura. Nós estaremos aqui sempre de portas abertas para que continuem esse itinerário formativo, com os cursos técnicos e futuramente na graduação e pós-graduação".

Estiveram presentes a representante da direção do Tecnopuc Viamão, Cristina Andrade de Almeida e a professora convidada Lisiane Fortes Canabarro. Foram homenageados os professores Lisiane Oliveira da Rocha, Rui Baum Kinde e Michele Selau, professores dos cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil, respectivamente. A mestre de cerimônias foi a bolsista Caroline Zanoni. Fizeram parte do corpo docente dos cursos: Alfredo Ravanello, Cândida Silva Benitez, Carlos Augusto de Castro, Deise Do Amaral Tyska, Janaína Cortes Gomes, José Tiago Ehart, Laura Souza Do Nascimento, Leonardo De Santin Cunha, Lucas Timm, Márcio José Lemos, Rafael Goldani, Renata Czykiel e Tamara Padilha Chagas. Compuseram a equipe de bolsistas: Giovana Niehues, Silvana Silva, Aline Scheibler e Arnaldo Brasil.

Ao longo da formatura as estudantes prestaram diversas homenagens aos professores, equipe e direção do câmpus. Após, todos foram convidados ao coquetel.

Saiba mais

Com aula inaugural no dia 4 de novembro de 2014, os cursos ocorreram no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, nas terças, quartas e quintas-feiras. A carga horária total foi de 180 horas para o curso de Auxiliar em Manutenção Predial e 160 horas para Cuidador de Idosos e Cuidador Infantil. A ação Mulheres Mil fomenta, além da formação, a inserção das mulheres em projetos de trabalho e geração de renda, com possibilidades de organização de cooperativas e associações.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria