Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada recebe visita de servidores do Câmpus Passo Fundo (IFSUL)

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu no dia 6 de maio, a visita de servidores do Câmpus Passo Fundo, do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), junto com representantes locais da comunidade surda e de intérpretes de Libras.

Segundo o diretor de Ensino do Câmpus Alvorada (IFRS), Guilherme Brandt, o encontro teve como objetivo apresentar a proposta do curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras ofertado no Câmpus Alvorada (IFRS), para subsidiar a criação de curso similar no Câmpus Passo Fundo (IFSUL). "A visita da comissão nos dá uma dimensão da importância e da necessidade do curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras, iniciativa pioneira do Câmpus Alvorada (IFRS) no estado do Rio Grande do Sul. Foi um belo diálogo, onde colegas de Passo Fundo contribuíram com sugestões para o enriquecimento de nossa prática pedagógica e onde esperamos poder ter contribuído no surgimento de mais um curso desta natureza".

O coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSUL), professor Cláudio Oliveira destacou a importância do encontro. "Essa visita foi de grande relevância, com importantes trocas de informações dos projetos afins, que certamente, contribuirão para a qualificação da implantação do curso no Câmpus Passo Fundo (IFSUL) e que será o projeto piloto para os demais câmpus da região".

Após a reunião, a comissão assistiu a aula inaugural do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras do Câmpus Alvorada (IFRS), com a participação do prefeito do município de Alvorada, Sérgio Bertoldi; a secretária de Educação, Nair Ribeiro; e o diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS), Fábio Marçal. Com o título "Tradutor-intérprete de Libras/Português: competências e habilidades", a palestra foi ministrada pela professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Flávia Machado, no Salão Nobre da Prefeitura, na Av. Getúlio Vargas, 2.266.

Estiveram presentes nas atividades a coordenadora da ação Mulheres Mil, pedagoga Adriana Schleder; o vice-presidente da Associação de Surdos de Passo Fundo (ASPF), professor Francinei Rocha Costa; a vice-presidente da Associação de Tradutores e Intérpretes de Passo Fundo, professora Melita Waldow; e a chefe de Gabinete da vereadora Claudia Furlanetto e diretora Regional da Associação Gaúcha de Intérpretes de Língua de Sinais (AGILS), Cristine Pereira.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria