Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão tem atividades acadêmicas registradas no SIG

Diários de classe e material utilizado pelos docentes nas aulas do Câmpus Viamão são exemplos do que já é possível acessar no Sistema Integrado de Gestão (SIG) em implantação no IFRS. O câmpus está sendo o piloto na implantação do módulo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) nos cursos técnicos subsequentes.

"O SIGAA facilita o dia a dia para os registros escolares, que encontram todas as informações em um único sistema", observa o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques. "Para a gestão acadêmica, também é muito interessante, pois permite fazer um monitoramento do processo, acompanhando o desenvolvimento das aulas e a frequência dos alunos, por exemplo, e podendo, se necessário, encaminhar situações para a assistência estudantil", acrescenta.

Para entender a dinâmica do novo sistema e aprender sua operacionalização, servidores do Câmpus Viamão participaram de capacitações. Agora, na medida em que o sistema vai sendo utilizado, sugestões de adequações à realidade institucional são listadas. O servidor que atua como ponto de contato com os usuários do módulo no câmpus (âncora) é o responsável pelos Registros Acadêmicos, Dário Bezerra. Ele presta o primeiro atendimento ao usuário no caso de dúvidas e abre chamados no help desk do IFRS.

Aderência à Organização Didática

As coordenadoras do SIGAA no Instituto, Maria do Carmo Alves de Oliveira (coordenadora de Registros Escolares) e Ana Paula Colares Flores (pedagoga), acompanham a implantação. Maria do Carmo conta que o sistema amplia as possibilidades de interação dos docentes com alunos, dos estudantes com o câmpus e da Reitoria com os câmpus.

Também está previsto um encontro entre representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e servidores do Câmpus Viamão para avaliar a necessidade de adequações no SIG buscando a aderência à Organização Didática, tão logo esta seja aprovada pelo Conselho Superior do IFRS.

Sobre o SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um dos seis módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Ele informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão e submissão e controle de projetos de ensino, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e tem um ambiente virtual de aprendizado. Tem portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação.

Veja mais: unifica.ifrs.edu.br

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria