Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS oferta Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais

As regiões da Serra do Rio Grande do Sul e do Vale do Caí, passam a contar a partir do segundo semestre, com o primeiro curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), através dos Câmpus Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz. O curso é gratuito e vai funcionar em estrutura multicâmpus. São 15 vagas ao total, sendo três para cotistas: negros (pretos e pardos), pessoas com deficiência e indígenas.

O edital já está disponível e pode ser acessado no site oficial do curso: ppgtem.ifrs.edu.br. As inscrições para a seleção ocorrem de 08 a 19 de junho, gratuitamente, e devem ser feitas diretamente nos câmpus ofertantes (endereços abaixo). A seleção será em julho.

Todas as informações referentes ao Mestrado Profissional, como documentos necessários, cronograma e critérios de seleção, podem ser acessadas no Edital.

Linhas de Pesquisa Científico/Tecnológica: Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o seu desempenho, considerando impactos ambientais e viabilidade tecnológica.

Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa visa estudar o processo produtivo de materiais, desde a matéria-prima até o produto final. Esta linha estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.

Endereços para inscrição:

Câmpus Caxias do Sul:

  • Rua Avelino Antônio de Souza, 1730, Bairro Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul-RS
  • Inscrições no Bloco A3, Sala 302, das 15h30 às 21h

Câmpus Farroupilha:

  • Av. São Vicente, 785, Bairro Cinquentenário, Farroupilha-RS
  • Inscrições no Bloco 1, Sala 110, das 8h30 às 11h30 e das 15h às 19h

Câmpus Feliz:

  • Rua Princesa Isabel, 60, Bairro Vila Rica, Feliz-RS
  • Inscrições na Sala C2, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria