Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realiza encontro para discussão da proposta pedagógica

No dia 29 de maio, às 14h, ocorreu o I Encontro para discussão da proposta pedagógica do Câmpus Alvorada, no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva. Participaram da atividade o diretor-geral, Fábio Marçal; o diretor de Ensino, Guilherme Brandt; o diretor de Administração, Antônio Bueno; a assistente em Administração, Cláudia Ludwig; a professora do curso de Tradução e Interpretação de LIBRAS, Gisele Rangel; a tradutora intérprete de Libras, Maria Cristina Laguna; a professora do Pronatec Vera Junqueira; a professora do Câmpus Osório (IFRS), Luciana Delgado da Silva, a professora da Unisinos, dra. Edla Eggert; o diretor-geral de políticas culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), Jeferson Moura; e o diretor da Escola Estadual E. F. Brigadeiro Antônio Sampaio, Fabiano Soria Vaz.

Durante a reunião, Marçal falou sobre a trajetória dos cursos do Câmpus Alvorada e sobre inclusão social. "Queremos alcançar alguns segmentos que foram excluídos. Não é por acaso que está em andamento um curso técnico de Tradução e Interpretação em Libras. Nós queremos realizar a inclusão social. É um momento de democratização das escolas públicas. Os movimentos que fazemos, em termos de oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da ação Mulheres Mil e Formação Inicial e Continuada (Fic) buscam uma sintonia com os cursos regulares que iremos oferecer".

Edla ressaltou a importância de proporcionar aos servidores momentos de diálogos. "Nada mais importante do que fazer o grupo arejar possibilidades, se encontrar, trocar experiências e pensar em projetos em comum".

Brandt lembrou que, de acordo com as audiências públicas, o câmpus trabalhará com os eixos: ambiente e saúde; segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design.

Saiba mais sobre o Câmpus Alvorada

O Câmpus Alvorada está em atividades desde agosto de 2013, em sede provisória. Oferece cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através da ação Mulheres Mil e Proeja-Fic.

No dia 23 de março de 2015, ocorreu a primeira aula de um curso técnico oferecido pelo Câmpus Alvorada. Com 30 alunos, o curso noturno subsequente de Tradução e Interpretação de LIBRAS terá duração de 3 semestres, com um total de 1.200 horas.

Em 2014, o Câmpus ofereceu diversas vagas, distribuídas nos cursos: Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico (Formação Inicial e Continuada - FIC); cuidadora de idosos e tecelã, ambas da ação Mulheres Mil, do Pronatec; maquiadora (Pronatec sistema prisional); e montador e reparador de computador, da ação Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Pronatec.

Em 2013 ofereceu os cursos de maquiadora cênica e cuidadora de idosos através do Mulheres Mil, e de operador de computador e cuidador de idosos pelo Pronatec.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria