Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Alvorada realiza formatura do curso de Agente Cultural

O Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu no dia 20 de junho, às 19h, a cerimônia de certificação de 17 alunos do curso de Agente Cultural, da Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec Cultura. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Alvorada e contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo Roberto Teles, do diretor-geral do Câmpus Alvorada (IFRS) Fábio Marçal, do professor Ricardo Oliveira, de autoridades, servidores do IFRS, familiares e amigos dos formandos.

Durante a formatura os oradores da turma Rosangela Zollim e Ricardo Bolonha falaram sobre a função do agente cultural. Para eles o profissional deve articular ações e eventos, nas diferentes áreas artísticas, dando visibilidade às manifestações culturais existentes, buscando instituir um novo conceito de cultura na população, facilitando o acesso do público as diferentes modalidades artísticas, como forma de conhecimento, entretenimento e lazer. "Um dos nossos desafios como agentes culturais é mostrar talentos escondidos de maneira alternativa e fomentar a cultura no município. Como já foi demonstrado em nossa primeira ação coletiva relacionada à questão ecológica na Lagoa do Cocão, no dia 7 de junho. Da união de alunos oriundos de diversos segmentos culturais, mas com objetivos em comum de sonhar e transformar seus sonhos em realidade pelo bem da sociedade, passa a existir o Coletivo Alvorada Cultural (CAC)".

Para Oliveira os formandos são batalhadores que buscam motivação nas próprias realidades. "Foi inspirador poder conviver com vocês. Acredito que cada um deu um grande passo na direção da autonomia e emancipação para o trabalho cultural. Uma prova disso foi a criação do Coletivo Cultural. Um grupo maduro que surgiu no contexto do curso e já realizou uma linda ação em torno de um dos patrimonios naturais de Alvorada, que é a Lagoa do Cocão".

O secretário salientou que os formandos do curso são profissionais que trabalham com a promoção da cultura em Alvorada. "Todos antes de terminarem o curso já eram agentes culturais, pela história que têm no município, pela contribuição realizada nos movimentos culturais e nas atividades que desenvolvem. A secretaria de cultura se orgulha. Queremos que vocês tenham muito sucesso, pois o sucesso de vocês é o sucesso de Alvorada".

Marçal falou sobre a implantação do Câmpus. "Essa primeira turma de agentes culturais sinaliza que o Instituto Federal em Alvorada vai estar aberto para capacitar os estudantes para disputar espaços no mercado de trabalho, e principalmente para formar pessoas. Quando a educação e a cultura se encontram elas têm este ponto em comum. São movimentos para mudar a vida, na perspectiva de contribuir na transformação da sociedade".

Estiveram presentes também o diretor-geral de Políticas Culturais do município, Jeferson de Melo, a professora homenageada Vera Junqueira, o professor Eloenes Silva, a orientadora Roberta Darkiewicz, e os servidores do Câmpus Alvorada: diretor de Ensino Guilherme Brandt, diretor de Administração e Planejamento Antônio Bueno e a assistente em Administração, Adriana Martins.

Sobre o curso

Com início no dia 27 de janeiro, o curso teve carga horária de 160 horas, distribuídas em encontros de terças a quintas-feiras, das 19h às 22h, na Incubadora Social, na rua Wenceslau Escobar, 167, bairro Nova Americana. Buscou fomentar o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias. Entre os conteúdos abordados estiveram: Cultura e Sociedade, Autoestima, História da Cidade, História da Arte, Tecnologia de Projetos Culturais, Diversidades, Responsabilidade Social, Processos Colaborativos, Visão Sistêmica e Empreendedorismo.

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria