Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Processo Seletivo IFRS 2015/2 ocorreu em nove municípios gaúchos neste domingo

As provas do segundo processo seletivo de estudantes de 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram neste domingo, 5 de julho de 2015, em nove municípios gaúchos. Com um total de 3.739 inscritos, concorrendo a 610 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio, foram realizadas no turno da manhã, nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Restinga), Rio Grande e Viamão.

De acordo com o diretor do Departamento de Ingresso Discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer, as provas transcorreram dentro da normalidade esperada. Para os cursos superiores, além das questões objetivas, havia uma redação que teve como tema a educação de filhos. "Os candidatos deveriam abordar esse assunto levando em conta as dificuldades em educar filhos no contexto no qual as crianças são criadas atualmente", explica Gaspar.

Câmpus Viamão

No Câmpus Viamão as 108 vagas ofertadas em cursos técnicos subsequentes foram disputadas por 240 inscritos. O curso de Administração foi o mais concorrido, com 112 candidatos, seguido pelo curso de Meio Ambiente com 78, e Serviços Públicos com 50 inscritos.

Os exames de seleção para ingresso nos cursos técnicos subsequentes foram compostos de 40 questões objetivas, das matérias: Matemática e suas Tecnologias (10 questões); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões); Ciências Humanas e suas Tecnologias (10 questões); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (10 questões).

Segundo o representante da Comissão Permanente de Seleção do Câmpus Viamão (COPERSE), Nilo Barcelos Alves, o processo seletivo foi muito tranquilo. "Fizemos um esforço de divulgação na comunidade, com distribuição de cartazes e flyers nas escolas e nos locais de grande circulação de pessoas no município. Temos quatro turmas em andamento, que ingressaram no início do ano e agora teremos mais três, totalizando 252 vagas ofertadas. O curso com maior procura é o técnico em administração, com três candidatos por vaga, já meio ambiente ficou com 2 candidatos por vaga e serviços públicos com 1,4 candidatos por vaga".

Alves destacou o período e os procedimentos para as matrículas. "O resultado da prova será divulgado no Portal de Ingresso dia 13 e as matrículas serão feitas nos dias 20 a 24 de julho. Também importante enfatizar que os candidatos aprovados que se inscreveram por reserva de vagas (escola pública ou renda inferior a um salário e meio per capta) devem entregar documentação comprobatória já a partir do dia 14".

Maria do Carmo Padilha, 38 anos resolveu tentar ingressar no curso de Administração em busca de mais conhecimento. "O mercado exige muita formação e se a gente não está qualificado não consegue serviço. Meu objetivo é a abertura de um negócio próprio. Trabalho na área de higienização de um hospital, mas quero mudar de área. Já fiz um o curso de auxiliar administrativo e achei que combina comigo", contou.

Acessibilidade

Como já é de praxe nas provas do IFRS, a acessibilidade esteve garantida: Duas pessoas realizaram a prova em língua brasileira de sinais (Libras), através de uma versão filmada das questões; quatro candidatos solicitaram a prova ampliada (com fonte maior); um deficiente visual teve o acompanhamento de ledor e de software para transcrição da redação; um candidato com dislexia solicitou auxílio de ledor; e uma pessoa solicitou auxílio de transcritor para a redação e para preenchimento da folha óptica.

Das vagas para os cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Enem. Das vagas para os cursos superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo processo ainda não teve início.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2015/2 podem ser encontradas no Portal de Ingresso. É responsabilidade do candidato ficar atento ao site.

Acompanhe as próximas datas importantes:

  • 06/07 - Divulgação do gabarito preliminar das provas (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 06 a 08/07 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas. Em cada câmpus ou conforme item 2.7 do Edital 09/2015, disponível no site ingresso.ifrs.edu.br
  • 13/07/2015 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito definitivo da prova (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 13/07/2015 - Divulgação do resultado do processo seletivo dos cursos técnicos, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 13/07/2015 - Divulgação de informações sobre chamamentos vinculados à nota do Enem (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 15/07/2015 - Divulgação do resultado do processo seletivo dos cursos superiores, da 1ª chamada e das orientações para a matrícula com calendário (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 15/07/2015 - Divulgação de informações sobre a chamada pelo Sisu para os cursos superiores (ingresso.ifrs.edu.br)

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria