Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão: Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC)

Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC)

Nesta terça-feira, dia 18 de junho, foi realizada a Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idoso, da modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os 45 novos alunos foram recebidos por uma equipe de servidores, com seguinte formação: diretor de Administração e Planejamento, Sérgio Vianna, coordenador de Extensão, Cláudio Kray, coordenadora Bárbara Mello, professoras Maíra Vieira e Mara Cassanego, assistente social Andréia Pedroso, pedagoga Andrelise Schutz, e apoios às atividades, Caroline Zanoni e Silvana Silva. Com carga horária de 200 horas o curso será ministrado nas terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. na sede do Campus Viamão, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7.000, parada no 49, bairro São Lucas.

Vianna enfatizou que a profissão de cuidador do idoso está em ascensão. "Com o aumento da expectativa de vida da população cada vez mais se buscam pessoas capacitadas para cuidar dos nossos idosos. É uma grande oportunidade para vocês (alunos) e uma grande satisfação para a instituição de poder participar desta formação".

Com a condução da Bárbara, foram esclarecidos pela equipe assuntos como componentes curriculares, possibilidades de estágios, organograma, funcionamento de setores e foi realizada a apresentação dos profissinais e alunos.

A turma é composta por apenas dois estudantes do sexo masculino. Douglas Brião é um deles e diz se interessar pela área da saúde, especificamente por medicina. "Sempre cuidei de familiares e desde pequeno penso em ser obstetra. Quero fazer o curso para começar a estudar e confirmar se tenho vocação".

Para Ana Paula Ribeiro, egressa do curso de Cuidador Infantil (Mulheres Mil) do Campus Viamão, esta é mais uma oportunidade para se colocar no mercado de trabalho. "É uma forma de adquirir mais conhecimentos no cuidado com o próximo. Gosto de trabalhar com os idosos, pois eles têm muitas histórias para contar e passam muita experiência".

Participaram da atividade a coordenadora e a assistente social do Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) de Viamão, Luiza Viegas e Luiza Andrade, respectivamente.

Sobre o curso

Entre os objetivos do curso, estão: Desenvolver a educação profissional integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia; Oferecer aos alunos oportunidades para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho; Proporcionar a habilitação profissional em curto prazo, observando-se as exigências e expectativas da comunidade regional; Colocar à disposição da sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades; Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética.

Durante o curso serão trabalhados os componentes curriculares: Educação, Cidadania e Trabalho; Noções Básicas de Linguagem e Comunicação; Políticas Públicas para Pessoa Idosa; A profissão de cuidador de Idoso; Saúde e Cuidado do Idoso; e Seminário Integrador.

Galeria

Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC) Aula Inaugural do curso de Cuidador de Idosos (FIC)

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade:siep@bento.ifrs.edu.br | Ouvidoria