Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Institutos Federais do RS consolidam parceria com a criação do Igeap

Solenidade de criação do Igeap

O Instituto Gaúcho de Educação e Administração Pública (Igeap) foi criado pelos três Institutos Federais (IFs) sediados no Rio Grande do Sul com o objetivo de capacitar servidores dos IFs e de outras instituições públicas das esferas federal, estaduais e municipais. Para isso, promoverá cursos sobre temas ligados à gestão e atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.

A solenidade de assinatura do protocolo de intenção de cooperação técnica para o início das atividades foi realizada na tarde de quarta-feira, 19 de agosto de 2015, no Campus Porto Alegre do IFRS, na capital do Estado. Assinaram o termo os reitores dos Institutos Federais: Farroupilha (IF Farroupilha), Carla Comerlato Jardim; do Rio Grande do Sul (IFRS), Cláudia Schiedeck Soares de Souza; e Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender Machado.

Trabalho em conjunto

"Este é um sonho acalentado em conjunto há tempos por nós, a qualificação e capacitação dos nossos servidores. Hoje é um dia muito feliz que celebra o marco dessa união. O sonho se torna realidade", destacou a reitora do IFRS, Cláudia. A parceria consolidou o aprofundamento das relações construídas ao longo dos mais de seis anos de existência dos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia situados no Rio Grande do Sul.

A reitora Carla, do IFFar, começou sua fala citando o quanto os IFs têm transformado vidas através das oportunidades que oferecem: "O resultado que observamos é qualidade de vida para muitas famílias". Carla fez ainda um apelo ao representante do governador do Estado, Eloí Flôres da Silva, diretor superintendente de educação profissional (Suepro), para que seja mantida em funcionamento a Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Estado (FDRH), e em conjunto com os IFs possam estabelecer uma grande rede de formação no RS.

O reitor Marcelo destacou a ação integrada das instituições: "Hoje temos quase 50 unidades dos IFs no Estado. Juntos somamos quase 60 mil alunos. Trabalhamos em conjunto, estamos acima das diferenças. Mesmo em tempos de crise, não há como parar o futuro da nossa rede", comemorou.

Estiveram presentes no evento o deputado Adão Villaverde, representando o presidente da Assembleia do Estado, Edson Brum; a Reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz; além de pró-reitores, diretores-gerais e servidores dos IFs e de outras instituições.

Início dos cursos

O curso que dará início a esta parceria é o de Administração Pública. Com uma carga horária de 80h, será ofertado no mês de outubro de forma presencial e semipresencial. Serão 45 vagas, distribuídas igualmente entre as três instituições. Os próximos cursos a serem ofertados são de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria