Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada: Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo

Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo

Os estudantes do curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras do Campus Alvorada do Instituto Federal (IFRS) participaram, no dia 26 de setembro, de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Surdo realizadas ao lado do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha em Porto Alegre. O evento foi organizado através de uma parceria da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/RS) com a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS). Estiveram presentes os servidores do Campus Alvorada (IFRS), juntamente com representantes e alunos do Campus Porto Alegre (IFRS); das escolas: Frei Pacífico, Concórdia, Padre Réus e Vitória; do La Salle, e da Sociedade dos Surdos de Esteio.

O diretor Regional da Feneis/RS, Francisco Eduardo Coelho Rocha disse esperar que a parceria mobilize pessoas e órgãos de outras cidades. "A Feneis possui oito órgãos no RS, em cidades diferentes, como: Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Rosa. Todos devem realizar uma programação especial pelo dia 26 de setembro, que poderá ser uma reunião ou palestra, por exemplo. A expectativa é que dê certo e faça sucesso".

Para Rocha, o objetivo da atividade é comemorar o setembro azul. "É um mês para se orgulhar de ser surdo, de sermos iguais na sociedade, porque vivemos em um país democrático e a sociedade precisa estar ligando a comunidade surda com a comunidade ouvinte. Algumas prefeituras estão fazendo parcerias, ou seja, o governo também está se movimentando".

Segundo a vice-presidente da Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS), Rosane Morand Goes, o Dia 26 de Setembro é o Dia Nacional de fundação do Instituto Nacional de surdos, e por isso foi instituído como o Dia do Surdo. "É um dia especial nosso, então a gente também reúne escolas e associações. Hoje estamos aqui reunidos para comemorar o nosso dia. E para divulgar mais a língua de sinais a gente está oferecendo gratuitamente uma oficina de Libras para a comunidade".

Para a professora de Libras do Campus Alvorada, Maria Cristina Viana Laguna, A proposta do Campus Alvorada com o curso é justamente fazer com que os alunos interajam com a comunidade surda. "Quando tem um evento como esse, a gente reúne esse grupo de técnicos que estão se formando, para interagir e participar do movimento. É toda uma formação para além daquilo que é teórico: é prático, é conviver, é experiência. A intenção é que eles façam relações entre a teoria, o que eles aprendem em sala de aula, com a prática, convivendo com os surdos".

Após, servidores e estudantes do Campus Alvorada (IFRS) visitaram a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, localizada rua Doutor Salvador França, 1800, em Porto Alegre. E durante a tarde assistiram as palestras da professora do Campus Alvorada Gisele Rangel, com "O herói surdo" e da professora do Campus Porto Alegre Carolina Sperb, com "Terminologias americanas que influenciaram na comunidade surda brasileira". As atividades encerraram com uma apresentação teatral.

Saiba mais

O dia 26 de setembro é um dia importante para a comemoração, pois no ano 1857 foi criada a primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor Surdo Huet, da França para vir ao Brasil para lecionar aulas com crianças Surdas no prédio que se chamava Instituto Imperial de Surdos-Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), onde os Surdos foram internados para ser educados, o professor lecionava em Língua de Sinais Francesa que influenciou diretamente na construção da Língua Brasileira de Sinais. O INES atualmente é uma Escola Bilíngue para Surdos com apoio do Governo Federal e também tem Ensino Superior onde Surdos e ouvintes podem estudar em cursos bilíngues.

Sobre cor, Azul foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd (surdo), usado em laço de fita na cor azul como símbolo, e representa no XIII Congresso Mundial de Surdos na Austrália, durante a cerimônia que faz lembrança dos Vitimas Surdos da opressão e Audismo.

Galeria

Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo Alunos e servidores comemoram o Dia Nacional do Surdo

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria