Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão: Estudantes visitam instituição de longa permanência para idosos

Alunos visitam Asilo Padre Cacique

Os alunos do curso de Cuidador de Idoso, da modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) estiveram, no dia 30 de setembro, no Asilo Padre Cacique, localizado em Porto Alegre. O objetivo da visita técnica foi inserir os futuros cuidadores ao olhar humanizado, propiciando saberes práticos a toda teoria que norteia o curso. Acompanharam os alunos a coordenadora do curso Bárbara Mello e a professora Mara Cassanego.

Sobre o Asilo Padre Cacique

Conta com 150 moradores, 93 colaboradores contratados e 110 voluntários, sendo 10 deles fixos. O prédio tombado possuí cerca de quatro mil metros quadrados, e as alas são divididas entre femininas e masculinas. O asilo é o único totalmente gratuito no Brasil, e para ser residente é necessário ter idade mínima de 60 anos. Dos moradores, 40% não têm familiar e poucos recebem visitas. A instituição aceita moradores de rua.

Sobre o curso

Com carga horária de 200 horas o curso teve aula inaugural dia 18 de junho, e é ministrado nas terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. na sede do Campus Viamão, localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7.000, parada no 49, bairro São Lucas.

Entre os objetivos do curso, estão: Desenvolver a educação profissional integrada ao trabalho, à ciência e à tecnologia; Oferecer aos alunos oportunidades para construção de competências profissionais, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho; Proporcionar a habilitação profissional em curto prazo, observando-se as exigências e expectativas da comunidade regional; Colocar à disposição da sociedade um profissional apto ao exercício de suas funções e consciente de suas responsabilidades; Enfatizar, paralelamente à formação profissional específica, o desenvolvimento de todos os saberes e valores necessários ao profissional-cidadão, tais como o domínio da linguagem, o raciocínio lógico, relações interpessoais, responsabilidade, solidariedade e ética.

O curso conta com os componentes curriculares: Educação, Cidadania e Trabalho; Noções Básicas de Linguagem e Comunicação; Políticas Públicas para Pessoa Idosa; A profissão de cuidador de Idoso; Saúde e Cuidado do Idoso; e Seminário Integrador.

Galeria

Alunos visitam Asilo Padre Cacique Alunos visitam Asilo Padre Cacique Alunos visitam Asilo Padre Cacique Alunos visitam Asilo Padre Cacique Alunos visitam Asilo Padre Cacique Alunos visitam Asilo Padre Cacique

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria