Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS abre inscrições para processo seletivo de estudantes para cursos técnicos e superiores

Banner inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com cursos técnicos e superiores gratuitos oferecidos em 16 municípios do Estado. As vagas são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. No total, são 1.848 vagas em cursos técnicos e 795 vagas em cursos superiores.

As inscrições podem ser realizadas até o dia a 9 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi (endereços abaixo), que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período 13 a 27 de outubro.

As provas serão aplicadas em 6 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2016. Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

DATAS IMPORTANTES:

  • Inscrições: 13/10 a 9/11/2015
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: 13 a 27/10/2015
  • Provas: 6/12/2015

Todas as informações podem ser acompanhadas no site ingresso.ifrs.edu.br

>> Modalidades dos cursos oferecidos

Técnicos de nível médio:

  • Integrados ao Ensino Médio - o aluno cursa, no IFRS, o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica.
  • Concomitantes ao Ensino Médio - o estudante deve estar matriculado ou cursando o Ensino Médio em outra instituição e cursa o técnico no IFRS, com matrículas distintas para cada curso (o curso concomitante em Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves é a exceção, pois o aluno tem a opção de fazer o Ensino Médio também no Campus).
  • Subsequentes ao Ensino Médio - voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, que cursarão apenas o técnico no IFRS.

 

Superiores:

  • Tecnológicos - cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.
  • Bacharelados - formação teórica e prática mais ampla e suporte científico.
  • Licenciaturas - indicados para quem quer atuar em ambientes educacionais.

 

>> Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços dos câmpus

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria