Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria de Agricultura

Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura

O Campus Rolante do Instituto Federal (IFRS) em parceria com a Secretaria de Agricultura do município realizou, ao longo do segundo semestre de 2015, diversas atividades de demonstração e treinamento para agricultores locais na utilização do implemento agrícola Grade Aradora de Arasto Pesada. O implemento, de propriedade do IFRS, é indicado para uso com tratores agrícolas de até 110 CV de potência e realiza serviços pesados de preparo de solo.

Segundo o técnico-administrativo do Campus Rolante Marcos Toebe, esse tipo de preparo do solo serve para semeadura de pastagens de inverno e verão, principalmente para o plantio de milho para a produção de silagem. "A silagem é utilizada como complemento da alimentação do gado de leite e de corte nas estações de outono e inverno, época em que geralmente diminui a quantidade de pastagem natural do campo nativo. Na última safra (2014-2015) foram produzidas aproximadamente 1,6 milhão de toneladas de silagem nas pequenas propriedades do município, com o apoio da Prefeitura Municipal", detalhou Toebe.

Para o diretor-geral do Campus Rolante Jesus Borges, esta ação em parceria com a Prefeitura Municipal serviu para estreitar relações com o poder público local e para contribuir com o produtor rural em suas atividades de produção agrícola, através da divulgação e demonstração das tecnologias disponíveis que visam otimizar o trabalho no campo. "Além disso, atividades como esta contribuem para a divulgação das possibilidades de atuação do IFRS junto às comunidades locais", complementou o diretor.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Rolante presta apoio aos pequenos produtores rurais que não dispõem de condições financeiras para aquisição de máquinas e implementos agrícolas. E, devido ao bom desempenho deste implemento no preparo do solo e da grande aceitação dos produtores rurais, o município recentemente providenciou a sua aquisição com o apoio do Governo Estadual do Rio Grande do Sul. Segundo o secretário da Agricultura Jair Fleck, os novos equipamentos que farão parte da Patrulha Mecanizada da Secretaria da Agricultura vão potencializar os trabalhos junto ao produtor rural.

 

Galeria

Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Campus Rolante realiza atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria