Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Ministro da Educação dá posse a Osvaldo Casares Pinto como reitor do IFRS

Secretário Feres, reitor Osvaldo e ministro Mercadante

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu posse ao novo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osvaldo Casares Pinto, na tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF.

Osvaldo foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e substitui a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, que esteve à frente da instituição por dois mandatos, desde a sua criação, em dezembro de 2008. O mandato de Osvaldo terá duração de quatro anos.

Em seu discurso, o novo reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho. "São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal", disse.

Aloizio Mercadante incentivou o fortalecimento dos polos tecnológicos, da inovação e das patentes na Rede Federal. "É importante buscar parcerias com o setor produtivo para desenvolver a economia e a indústria regional. Os institutos federais precisam dessa integração".

Participaram da cerimônia o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres; o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), além de dirigentes do IFRS.

 

Sobre o novo reitor do IFRS

Osvaldo Casares Pinto tem 54 anos e é natural de Rio Grande. Atua no magistério há mais de 33 anos, sempre na Rede Federal e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS.

É graduado em matemática e engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possui especialização na área de engenharia civil pela Furg, mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos.

 

Posse dos novos diretores-gerais de campi

Nove campi do IFRS também realizaram eleições para diretor-geral em 2015. A posse dos novos diretores está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, no Campus Bento Gonçalves.

Confira o nome dos novos diretores-gerais de campi do IFRS

 

Nova Diretoria Executiva do Conif toma posse

Eleitos para o mandato de 2016, os reitores Marcelo Bender Machado (presidente), Jerônimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor Administrativo), Francisco Roberto Brandão Ferreira (diretor Financeiro) e Antônio Venâncio Castelo Branco (diretor de Relações Institucionais) assumiram a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira, 17/2. A solenidade ocorreu no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ampla participação de parlamentares.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

Fotos: Mariana Leal / MEC

Galeria

Gestores do IFRS com ministro Mercadante e secretário Feres Cerimônia de posse do reitor Osvaldo no MEC

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria