Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Viamão > 1. A Instituição

Início do conteúdo

Apresentação

Em 2013 e 2014, ofereceu cursos pelo Programa Mulheres Mil (PMM) e Pronatec, com aulas ministradas nas escolas municipais Monte Alegre (Caic) e Frei Pacífico e no Centro de Formação Profissional Walter Graff. Em 2013, foram pactuadas 100 vagas para o curso de Auxiliar em Confeitaria, do Mulheres Mil. Em 2014, o programa atendeu no primeiro semestre um total de 335 alunos. No segundo semestre, o Campus Viamão ofertou através do Pronatec, mais 350 vagas.

Em 23 de fevereiro de 2015 iniciaram as aulas das primeiras turmas dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo, Serviços Públicos, e do curso técnico concomitante em Meio Ambiente.

No segundo semestre de 2016, o Campus recebeu 72 novos alunos para os cursos técnicos em Administração e em Serviços Públicos, ambos noturnos e na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

Em 2017 ingressaram 224 novos alunos distribuídos entre os cursos superiores em Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais; técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo e Meio Ambiente e o técnico concomitante em Meio Ambiente. A sede do Campus está localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7000, 2°/3º andar, bairro São Lucas, em Viamão.

O IFRS (dados atualizados em outubro de 2016)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Possui 17 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão e, em processo de implantação: Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

Atualmente, o IFRS conta com cerca de 16 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Mulheres Mil, Proeja e Formação Inicial Continuada (FIC). Tem mais de 910 professores e 890 técnicos-administrativos, estando entre os dez maiores institutos federais do Brasil em número de alunos e servidores. Quase 50% dos servidores são mestres ou doutores.

Conforme dados divulgados em dezembro de 2015 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), o IFRS foi o quarto melhor classificado, entre os institutos federais do país, no conceito médio da graduação no ranking nacional do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O indicador refere-se à avaliação do ano de 2014.

Confira o vídeo institucional do IFRS e outros vídeos

 

Conheça os gestores do IFRS

>> Acesse a galeria em formato PDF

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria