Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Rolante > 1. A Instituição

Início do conteúdo

Apresentação

No ano de 2013, foram elaborados os projetos arquitetônicos para a construção do primeiro prédio escolar do Campus Rolante, e foram ofertadas cinco turmas de cursos FIC através dos recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No ano de 2014, foram 31 turmas de cursos FIC em nove municípios da área de abrangência do Campus, também via Pronatec. Em fevereiro de 2016 teve início a primeira turma de ensino regular do Campus Rolante, com o ingresso de 35 alunos no curso Técnico subsequente em Administração. Em agosto, foi realizada a aula inaugural dos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária e em Qualidade.

A sede definitiva do Campus, fica em uma área de 57 hectares, localizada na RS 239, distante 4 km do centro da cidade de Rolante. O primeiro bloco comportará inicialmente uma biblioteca, cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de educadores e setor administrativo, totalizando uma área construída de aproximadamente 3 mil metros quadrados. As construções futuras compreenderão laboratórios de ensino focados nos eixos de formação aprovados nas audiências públicas, além de salas de aula, pórtico, abrigo para máquinas, estacionamento, calçamento do acesso da rodovia até os prédios, subestação de energia elétrica, reservatório de água, cercamento, instalações zootécnicas e agrícolas, dentre outros. Estima-se que a infraestrutura do Campus Rolante possibilitará a oferta de cursos para 1.200 educandos, contando com um quadro de servidores com 60 educadores e 45 técnicos administrativos.

Diante desta trajetória, a implantação do Campus Rolante vem sendo estruturada para ser um centro de excelência em educação profissional, técnica e tecnológica a fim de formar profissionais com as competências e habilidades exigidas pelo mundo do trabalho.

De acordo com as vagas ofertadas no Processo Seletivo 2017/1, a previsão é que no primeiro semestre iniciem as aulas dos cursos Técnicos integrados em Agropecuária e Informática, e do curso Técnico subsequente/concomitante em Administração. Também está previsto o ingresso de 40 alunos através de processo seletivo para o curso Técnico em Comércio na modalidade PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

 

O IFRS (dados atualizados em outubro de 2016)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Possui 17 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão e, em processo de implantação: Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.

Atualmente, o IFRS conta com cerca de 16 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Mulheres Mil, Proeja e Formação Inicial Continuada (FIC). Tem mais de 910 professores e 890 técnicos-administrativos, estando entre os dez maiores institutos federais do Brasil em número de alunos e servidores. Quase 50% dos servidores são mestres ou doutores.

Conforme dados divulgados em dezembro de 2015 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), o IFRS foi o quarto melhor classificado, entre os institutos federais do país, no conceito médio da graduação no ranking nacional do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O indicador refere-se à avaliação do ano de 2014.

Confira o vídeo institucional do IFRS e outros vídeos

 

Conheça os gestores do IFRS

>> Acesse a galeria em formato PDF

 

Conheça o organograma do Campus Rolante do IFRS

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria