Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Viamão > 2. Cursos

Início do conteúdo

Técnicos Subsequentes

O curso Técnico Subsequente é oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Para o ingresso nesta modalidade, o interessado pode utilizar o resultado do Enem, ou Processo Seletivo próprio do IFRS. Após concluído o curso, o estudante receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

 

>> TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Conheça o curso

Possibilita o aprendizado de conhecimentos dos princípios e aplicações dos processos de gestão, tais como planejamento, organização, direção, controle e rotinas administrativas. Busca qualidade, produtividade, competitividade, utilização de tecnologias organizacionais, comercialização de produtos e estratégias de marketing, logística e finanças. Ao longo de sua formação, o estudante desenvolve uma visão sistêmica do ambiente organizacional e é estimulado a exercitar a liderança, a pró-atividade e o empreendedorismo.

Área de atuação

Organizações e instituições públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

 

 

>> TÉCNICO EM COOPERATIVISMO

Conheça o curso

Visa formar um profissional cidadão e empreendedor, capaz de articular teoria à prática, com habilidades e atitudes para atuar na formação, desenvolvimento e gestão de cooperativas com forte vínculo aos arranjos produtivos locais e regionais. O objetivo é buscar emprego e renda para si, sua família e a comunidade local, aproveitando as oportunidades no setor primário, comércio, serviços e agroindústrias.

Área de atuação

Cooperativas agroindustriais para agregar valor aos produtos primários (hortigranjeiros, leite, carnes bovina e ovina, arroz e outros grãos); Cooperativas de prestação de serviços urbanos (consumo, pedreiros e serventes de obras, fretes, cabeleireiros, cuidadores de idosos e crianças, reciclagem, etc.); Cooperativas rurais (gestão ambiental, patrulhas agrícolas, produção de insumos, apoio técnico aos numerosos sítios rurais/condomínios, turismo, comercialização, etc.); Cooperativas multidisciplinares, formadas por técnicos/tecnólogos em meio ambiente, administração, agricultura, zootecnia, serviços públicos, etc.

  • Duração: 2 semestres
  • Turno: noite
  • Coordenador do curso: Claudio Henrique Kray - [email protected]
  • Matriz Curricular
  • Projeto Pedagógico

 

 

>> TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Conheça o curso

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Área de atuação

Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor. Estações de tratamento de resíduos. Unidades de conservação ambiental.

 

 

>> TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Conheça o curso

O Curso Técnico em Serviços Públicos Subsequente ao Ensino Médio propõe-se a desenvolver vivências concretas que possibilitem uma percepção crítico-reflexiva em relação ao mundo do trabalho, além de suprir as necessidades dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais por profissionais qualitativamente preparados para o desenvolvimento de planos e ações para ampliar a eficiência e a qualidade dos serviços da rede pública, assumindo posições gerenciais, empreendedoras e criativas, sempre com o sentido de melhorar as estruturas das organizações públicas e garantir a sustentabilidade ambiental, potencializando, na esfera pública, o conceito de gestão e administração para além da simples organização e execução de atividades rotineiras.

O profissional é habilitado para realizar atendimento ao público, apoio administrativo e gestão de pessoas; controlar procedimentos organizacionais; organizar materiais; executar as operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas e compreender e executar políticas sociais e econômicas, além de atender às áreas de contabilidade, orçamento e licitação e finanças.

Área de atuação

Diferentes esferas da administração pública. O profissional também poderá atuar em programas e projetos de políticas públicas e em setores de empresas, associações e cooperativas que mantenham relações com o a administração pública.

 

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria