Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Viamão > Notícias

Início do conteúdo

09/03/2015 - Processo seletivo complementar: primeira chamada é prevista para quinta-feira

Processo Seletivo Complementar do Câmpus Viamão

As provas do Processo Seletivo Complementar 2015/1 do Instituto Federal (IFRS) ocorreram na sexta-feira, 6 de março de 2015, nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Sertão, Vacaria e Viamão. Houve a aplicação de uma redação sobre o tema da "inclusão digital" (veja abaixo), realizada o partir de um texto motivador.

A divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada e das orientações para a matrícula está prevista para quinta-feira, 12 de março. Acompanhe pelo site www.ingresso.ifrs.edu.br

Primeiro processo seletivo

Para os câmpus Alvorada e Vacaria, que estão em implantação, este foi o primeiro processo seletivo de estudantes. Em Vacaria, o processo seletivo foi para os cursos Técnico em Logística (Subsequente ao ensino médio), com 2,29 inscritos por vaga; e Técnico em Agropecuária (Concomitante/Subsequente ao ensino médio), com 1,66 candidato inscrito por vaga. O curso com maior número de inscritos foi o técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras, do Câmpus Alvorada, com 221 candidatos homologados.

O Câmpus Viamão, teve o curso mais concorrido de todo o Processo Seletivo Complementar, com 20,43 candidatos por vaga, no Técnico em Serviços Públicos (Subsequente ao ensino médio), O câmpus também ofertou vagas nos cursos técnicos em Cooperativismo (subsequente), e Meio Ambiente (concomitante).

Redação - processo seletivo complementar

"Assiste-se atualmente à influência determinante das tecnologias digitais, especialmente das relacionadas ao computador e à internet, na vida do homem moderno. Entretanto, grande parte da população, principalmente os mais pobres, ainda não têm acesso a tais tecnologias. A essa problemática, dá-se o nome de exclusão digital, que diz respeito aos cidadãos que ficam à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais. Elabore uma dissertação abordando as causas e as conseqüências desse problema, bem como sobre possibilidades para se incluir digitalmente a sociedade brasileira. Questione, argumente, analise, conclua, enfim, defenda seu ponto de vista sobre o tema em questão."

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria