No dia 20 de abril, o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), promoveu o evento "Educação, direito de todos: IFRS - Campus Viamão dialogando com a cultura indígena", na sede do Campus Viamão do IFRS, localizada no Tecnopuc Viamão, na Av. Senador Salgado Filho, 7.000.
A partir das 19h30, ocorreu o painel "Conversando sobre povos indígenas e educação", com a participação do cacique da Aldeia Guarani da Estiva (Viamão), Gildo Gomes e as especialistas na área de educação indígena da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cláudia Antunes e Fernanda Brabo. O professor do Campus Viamão do IFRS e integrante do NAAf, Mário San Segundo realizou a mediação.
O coral da escola indígena Ikarai Nhe'e Katu ("aquele que fala sábias palavras"), formado por crianças da aldeia realizou a apresentação musical de abertura e de encerramento.
A programação contou com exposição de fotografias e artesanatos indígenas, no saguão ao lado do auditório.
A recepção dos alunos e convidados foi realizada pelo diretor-geral do Campus, Alexandre Vidor e pelo diretor de Ensino, Lucas Coradini. O coordenador de Desenvolvimento Institucional do Campus e integrante do NAAf, Carlos Robério Correa foi o mestre de cerimônias.
O evento teve cobertura dos comunicadores Itamar Santos e Léo Marques da rádio comunitária do município: Santa Isabel (http://www.radiosantaisabel.com.br), com transmissão ao vivo via web.
Durante o evento foram arrecadados alimentos não perecíveis que foram doados para a Aldeia da Estiva.
Estiveram presentes alunos e professores da EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco; as representantes do Núcleo de Ações Afirmativas do Campus Alvorada, Cristina Laguna e Luciana Delgado; o assessor da Faders, Jorge Amaro; a diretora da Escola Estadual Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Simone de Souza; e o vereador Sergio Kumpfer.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria