Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Histórico

Início do conteúdo

Histórico

O Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passou a funcionar na sede própria, localizada na Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes, Alvorada/RS, no segundo semestre de 2016. Por dois anos, desde agosto de 2013, funcionava provisoriamente no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, localizado na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva.

Oferece o curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras, cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e do Proeja Formação Inicial e Continuada (FIC). Conforme audiências públicas, o câmpus trabalhará com os eixos: ambiente e saúde; segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design.

No dia 11 de junho de 2015, foi assinada a ordem de serviço para o início da segunda etapa das obras para a conclusão do bloco administrativo do Câmpus Alvorada. A sede, localizada na rua Professor Darci Ribeiro, 121, bairro Onze de Abril, tem previsão de entrega da fase II, com a Implantação e construção do pórtico de acesso em 12 meses. O bloco administrativo será constituído por dois pavimentos, com área de 2.727,02 m², com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias.

Cursos

Em 2015 realizou o curso de Agente Cultural, da Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec Cultura.

A primeira turma do curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras, do Câmpus Alvorada teve início no dia 23 de março de 2015. Com 30 alunos, terá duração de 3 semestres, com um total de 1.200 horas. As aulas ocorrem de segundas a sextas-feiras, no turno da noite.

Em 2014, o Câmpus ofereceu vagas nos cursos: Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico (Formação Inicial e Continuada - FIC); cuidadora de idosos e tecelã, ambas da ação Mulheres Mil, do Pronatec; maquiadora (Pronatec sistema prisional); e montador e reparador de computador, da ação Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Pronatec.

Em 2013 ofereceu os cursos de maquiadora cênica e cuidadora de idosos através do Mulheres Mil, e de operador de computador e cuidador de idosos pelo Pronatec.

Sobre o IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público, gratuito e de qualidade.

Conta com 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua em 17 campi: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão; e tem cinco câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Oferece cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Mulheres Mil, Formação Inicial Continuada (FIC) e de pós-graduação.

Todos os cursos são gratuitos e os alunos têm acesso à assistência estudantil (como auxílio transporte, moradia, alimentação e bolsa permanência) e a programas de intercâmbio internacional.

O IFRS foi criado em dezembro de 2008 (pela lei 11.892), juntamente com outros 37 institutos federais. Faz parte de sua missão promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde está instalado.

Com cerca de 16 mil alunos e 1.600 servidores, o IFRS está entre os dez maiores institutos federais do Brasil.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria