Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Veranópolis > Histórico

Início do conteúdo

Depois de seis anos de tratativas, a implantação do Campus Veranópolis do IFRS foi aprovada pelo Ministério da Educação em 11 de março de 2014. No segundo semestre do mesmo ano, passou a oferecer cursos rápidos (de Espanhol Básico) e deu início a discussões com a comunidade sobre alternativas para a oferta futura de cursos técnicos de níveis médio e superior. Posteriormente, passou a oferecer também os cursos de extensão em Informática e em Robótica. No final de 2015, ofereceu vagas no processo seletivo para seus primeiros cursos técnicos, em Administração e em Informática, na modalidade subsequente.

A unidade tem o objetivo de beneficiar a comunidade da microrregião, que abrange aproximadamente 20 municípios da Serra Gaúcha, descentralizando o ensino federal público e gratuito e, dessa forma, estimulando a permanência das pessoas em seu local de origem, o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno.

O campus está implantado na área do Colégio Agrícola do município, com 4,7 hectares, doada pela prefeitura para o IFRS. As instalações ficam na BR-470, km 172, 6.500, bairro Sapopema.

Sobre a região

A região soma cerca de 175 mil habitantes, compreendendo os municípios de Veranópolis, Vila Flores, Fagundes Varela, Cotiporã, Vista Alegre do Prata, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá, Parai, Casca, Montauri, Serafina Correa, Guaporé, São Valentin do Sul, São Domingos do Sul, Guabiju, André da Rocha, Protásio Alves, Antônio Prado, Ipê. São cidades de importância econômica para o estado e país.

Veranópolis detém a maior produtora de biodiesel do Rio Grande do Sul e possui significativa produção de maçã em nível nacional; Nova Bassano tem uma das mais renomadas empresas de estruturas metálicas; e Nova Prata é sede de uma das maiores indústrias de derivados de borracha do Brasil. Guaporé encontra-se entre os maiores produtores de moda íntima e semi-joias do país; Cotiporã possui a maior fábrica individual de joias em ouro; e Casca encontra-se na primeira posição dos maiores tambos leiteiros do Rio Grande do Sul. A maior produtora de cadernos do Estado encontra-se em Serafina Correa.

Além disso, praticamente todos esses municípios da Serra Gaúcha trabalham o setor de turismo, serviços e eventos, sendo reconhecidos em todo o país por suas belezas naturais. Possuem uma ampla diversidade econômica, perpassando os principais setores da economia como indústria, serviços e comércio, e tendo o setor primário como base da economia, representada pela agricultura familiar, segmento no qual Fagundes Varela se destaca pelo cultivo de produtos orgânicos.

Linha do Tempo do Câmpus Veranópolis

  • 2008 - Começam as tratativas para a instalação de um câmpus do IFRS em Veranópolis.
  • 13 de janeiro de 2014 - É realizada audiência pública para discutir possibilidades de o IFRS instalar-se no município.
  • 11 de março de 2014 - O Câmpus Veranópolis é autorizado pelo Ministério da Educação a entrar em funcionamento a partir do segundo semestre do ano.
  • 18 de março de 2014 - A Câmara de Vereadores de Veranópolis aprova o Projeto de Lei que autoriza a doação de área para a instalação do IFRS em Veranópolis.
  • 16 de junho de 2014 - Em audiência pública, é oficializada a doação do imóvel para o câmpus, através da escritura pública.
  • 4 de agosto de 2014 - Começam as aulas do primeiro curso do câmpus: Espanhol Básico.
  • 17 de novembro de 2014 - Têm início as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, pelo Pronatec - Mulheres Mil, no município de Veranópolis/RS, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município.
  • 19 de novembro de 2014 - Começam as aulas do curso de Cuidadora Infantil, no município de Nova Bassano/RS, e as aulas do curso de Cuidadora de Idosos, em Serafina Corrêa/ RS, pelo Pronatec - Mulheres Mil, em parceria com os Cras desses municípios.
  • 01 de dezembro de 2014 - Começam as aulas do curso de Operadora de Computador / Pronatec - Mulheres Mil, em Nova Prata/RS, em parceria como Cras da cidade.
  • 20 de dezembro de 2014 - É realizado o primeiro encontro Mulheres Mil, no município de Nova Bassano.
  • 06 de abril de 2015 - Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico /2015.
  • 09 de abril de 2015 - Começam as aulas do curso FIC de extensão em Espanhol Básico - nível II.
  • 13 de abril de 2015 - Inicia-se o curso de Cabeleireira - Mulheres Mil (Pronatec) no município de Serafina Corrêa/RS, em parceria como Cras do município.
  • 25 de abril de 2015 - É realizado o segundo encontro Mulheres Mil, em Veranópolis/RS.
  • 01 de setembro de 2015 - Começa o curso FIC de extensão em Introdução à Robótica.
  • 15 de fevereiro de 2016 - Começam as aulas dos primeiros cursos técnicos do campus: Técnico em Administração e Técnico em Informática, na modalidade subsequente ao Ensino Médio.

 

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria