Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo de ingresso de estudantes nos cursos superiores e técnicos ofertados em 11 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No total, são 889 vagas para cursos técnicos e 398 para superiores.
As vagas dos cursos técnicos são para os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Para os superiores, oferecem vagas os campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre) e Rio Grande.
As inscrições ocorrerão até 2 de junho, no Portal de Ingresso. Os campi ofertantes disponibilizarão computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custará R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 3 de junho. Para solicitar isenção do pagamento, será preciso fazer a solicitação entre 9 e 18 de maio, conforme consta em Edital específico.
As provas ocorrerão no dia 26 de junho, às 8h30min. O candidato que necessitar de condições especiais para realização, deverá formalizar seu pedido no período de 9 de maio a 2 de junho.
O Edital e o Manual do Candidato 2016/2 estão disponível aos interessados no Portal de Ingresso e haverá um exemplar impresso para consulta nos campus participantes do processo.
Enem e Sisu
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alteranativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Isenção da taxa de inscrição
A Isenção de Taxa de inscrição é um benefício concedido pelo IFRS às pessoas que comprovarem carência socioeconômica para o pagamento da mesma, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por Lei.
Para solicitar a isenção total da Taxa de Inscrição, o candidato deverá imprimir e preencher o questionário socioeconômico encontrado no anexo 1 ao Edital 06/2016 (Isenção de Taxa) e entregar no endereço do campus ofertante do curso escolhido item 6 do Edital.
As informações com o passo-a-passo de como proceder para solicitar a isenção de taxa de inscrição se encontra no Edital 06/2016 - Concessão de isenção de taxa de inscrição do processo seletivo unificado para ingresso no semestre 2016/2 em cursos técnicos e superiores dos campi do IFRS.
>> Todas as informações referentes ao Processo Seletivo encontram-se nos Editais e Manuais do Candidato, disponível no Portal de Ingresso. É responsabilidade dos candidatos a leitura dos materiais.
Acompanhe o cronograma:
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria