Está aberto até 18 de maio de 2016 o período para solicitar isenção na taxa de inscrição do processo seletivo de ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são oferecidas em 11 campi, localizados em 10 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante e Viamão. São 443 vagas em cursos técnicos subsequente ao Ensino Médio e 198 vagas em cursos superiores para as provas próprias; mais 446 com ingresso mediante a nota do Enem para os cursos técnicos; e 200 com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos superiores. No total, então, são 889 vagas para cursos técnicos e 398 para superiores.
A isenção de taxa de inscrição é um benefício concedido pelo IFRS às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital Concessão de Isenção de Taxa de Inscrição, disponível no Portal de Ingresso.
Inscrições
As inscrições para as provas do Processo Seletivo ocorrem até 2 de junho, pelo Portal de Ingresso. Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 3 de junho.
As provas ocorrerão no dia 26 de junho. O candidato que necessitar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido no período de 9 de maio a 2 de junho.
Os Editais e Manuais do Candidato 2016/2 estão disponíveis aos interessados no Portal de Ingresso e há um exemplar impresso para consulta nos campi participantes do processo.
Enem
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, é preciso realizar a inscrição pelo Portal de Ingresso, optando por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, o candidato deve indicar o ano que deseja o aproveitamento, que pode ser entre 2009 e 2015. No caso de optar por prova e nota do Enem, o candidato faz a prova e tem ainda a possibilidade de concorrer pela nota do Enem do ano escolhido.
Sisu
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Acompanhe o cronograma:
Modalidades dos cursos oferecidos
>> Técnico de nível médio:
>> Superiores:
Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços dos Campus
>> Campus Alvorada (Rua Vereador Lauro Barcellos, 285, Bairro Água Viva - Alvorada)
>> Campus Bento Gonçalves (Av. Osvaldo Aranha, 540 - Bairro Juventude da Enologia - Bento Gonçalves)
>> Campus Caxias do Sul (Rua Avelino Antônio de Souza, 1730 - Bairro N. Sra. de Fátima - Caxias do Sul)
>> Campus Erechim (Rua Domingos Zanella, 104 - Bairro Três Vendas - Erechim)
>> Campus Feliz (Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica - Feliz)
>> Campus Osório (Avenida Santos Dumont, 2127 - Bairro Albatroz - Osório)
>> Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, nº 281 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre)
>> Campus Restinga (Porto Alegre) (Rua Alberto Hoffmann, 285 - B. Restinga - Porto Alegre)
>> Campus Rio Grande (Rua Eng Alfredo Huch, 475 - Bairro Centro - Rio Grande)
>> Campus Rolante (Rua Alfredo Wust, 645 - Térreo do Sindicato dos Sapateiros, Centro - Rolante)
Técnico em Agropecuária - noite*, 17 vagas + 18 pelo Enem.
Técnico em Qualidade - noite, 17 vagas + 18 pelo Enem.
*As aulas práticas ocorrerão no turno diurno às sextas-feiras e sábados.
>> Campus Viamão (Av. Senador Salgado Filho, 7.000, 2º andar - Viamão)
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria