Estão abertas até 2 de junho de 2016 as inscrição para o processo seletivo de ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são oferecidas em 11 campi, localizados em 10 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante e Viamão. São 443 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e 198 vagas em cursos superiores para as provas próprias; mais 446 com ingresso mediante a nota do Enem para os cursos técnicos; e 200 com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos superiores. No total, então, são 889 vagas para cursos técnicos e 398 para superiores.
Inscrições
As inscrições para as provas do Processo Seletivo ocorrem até 2 de junho, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 3 de junho.
As provas ocorrerão no dia 26 de junho. O candidato que necessitar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido até 2 de junho.
Os Editais e Manuais do Candidato 2016/2 estão disponíveis no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) e há um exemplar impresso para consulta nos campi participantes do processo.
Isenção de taxa de inscrição
O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição foi divulgado na última quinta-feira, 19 de maio, e está disponível para acesso no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br).
Orientações
Enem e Sisu
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
DATAS IMPORTANTES:
>> Modalidades dos cursos oferecidos
Técnico de nível médio:
Superiores:
>> Opções de cursos, turnos, número de vagas e endereços dos campi
Campus Alvorada (Rua Vereador Lauro Barcellos, 285, Bairro Água Viva - Alvorada)
Campus Bento Gonçalves (Av. Osvaldo Aranha, 540 - Bairro Juventude da Enologia ? Bento Gonçalves)
Campus Caxias do Sul (Rua Avelino Antônio de Souza, 1730 - Bairro N. Sra. de Fátima - Caxias do Sul)
Campus Erechim (Rua Domingos Zanella, 104 - Bairro Três Vendas ? Erechim)
Campus Feliz (Rua Princesa Isabel, 60 - Bairro Vila Rica ? Feliz)
Campus Osório (Avenida Santos Dumont, 2127 - Bairro Albatroz ? Osório)
Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, nº 281 - Bairro Centro Histórico ? Porto Alegre)
Campus Restinga (Porto Alegre) (Rua Alberto Hoffmann, 285 ? B. Restinga ? Porto Alegre)
Campus Rio Grande (Rua Eng Alfredo Huch, 475 ? Bairro Centro - Rio Grande)
Campus Rolante (Rua Alfredo Wust, 645 - Térreo do Sindicato dos Sapateiros, Centro ? Rolante)
Campus Viamão (Rua Senador Salgado Filho, 7.000, 2º andar ? Viamão)
O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.
O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria