Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão participa do 1º Fórum de Assistência Estudantil do IFRS

Aluna Thaís Schafer participa do GT Gestão Democrática

Com o objetivo de qualificar os serviços de Assistência Estudantil (AE) do IFRS, servidores que compõem as equipes da área e alunos do IFRS participam do Primeiro Fórum de Assistência Estudantil "Avaliar para Avançar", no Campus Bento Gonçalves. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, com debates e Grupos de Trabalho (GTs), a fim de avaliar e construir diretrizes, bem como de discutir a responsabilidade e as implicações das redes de atenção aos estudantes. Do Campus Viamão, estiveram presentes o diretor de Ensino Lucas Coradini, a coordenadora de Assistência Estudantil Anelise Schutz, a assistente social Andréia Pedroso, a representante dos Registros Acadêmicos Adriana da Silva e as alunas dos cursos técnicos Fernanda Pereira (Administração) e Thaís Schäfer (Meio Ambiente).

Durante o GT Gestão Democrática, Thaís propôs a participação discente nos conselhos de classe. Segundo a estudante, estar presente no fórum é tão importante quanto frequentar as aulas. "Aprendemos o nosso valor e nossos direitos e deveres como estudantes e como podemos melhorar nosso convívio no campus. Com certeza irei repassar todas as informações aos colegas que não estiveram presentes"

Coradini ministrou no dia 24, palestra sobre metodologias de avaliação de políticas educacionais.

Abertura do evento

No dia 25 de maio, compuseram a mesa de abertura o reitor, Osvaldo Casares Pinto, as pró-reitoras Clarice Monteiro Escott (Ensino) e Tatiana Weber (Administração), os pró-reitores José Eli Santos dos Santos (Desenvolvimento Institucional) e Eduardo Girotto (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), o pró-reitor adjunto de Extensão, Getulio Jorge Stefanello Júnior, e a diretora-geral do Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé.

O reitor comentou que o IFRS avançou bastante na assistência estudantil ao longo desses pouco mais de sete anos e que a aprovação da Política de Assistência Estudantil pelo Conselho Superior (Consup), em 2013, foi um marco nesta caminhada. "Ainda há muito a ser feito, temos de enfrentar com maturidade algumas questões polêmicas e decidir pelo melhor para a Instituição", salientou.

Soeni deu as boas vindas aos participantes e comentou sobre a importância em debater a Assistência Estudantil. A pró-reitora Clarice saudou os presentes e destacou que a realização do evento representa o compromisso do IFRS com a implementação de uma política institucional que visa ao enfrentamento das desigualdades sociais, buscando a igualdade no acesso, na permanência e no êxito do estudante nos seus percursos formativos. "Desejo que cada um de vocês participe intensamente das discussões e traga contribuições significativas para que sigamos trilhando nosso caminho no IFRS, caminho revestido de luta por justiça e equidade de direitos na educação pública."

Em seguida, ocorreu a mesa "Contextualização da assistência estudantil no âmbito do IFRS", com o reitor substituto Amilton de Moura Figueiredo; e a assessora de Assistência Estudantil do IFRS, assistente social Nayara Pansera Balbinot, com a mediação do coordenador de assistência estudantil do Campus Erechim, Régis Reis.

 

Galeria

Coradini ministra palestra sobre metodologias de avaliação de políticas educacionais Servidores ligados as equipes de assistência estudantil participam do evento Abertura do 1º Fórum de Assistência Estudantil

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria