No dia 29 de julho, às 19h30, o Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a formatura de 18 estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos. A cerimônia ocorreu na capela do Tecnopuc Viamão, no qual está localizado o Campus Viamão (IFRS), na avenida Senador Salgado Filho, 7.000. Compuseram a mesa de honra o diretor-geral do Campus Viamão, Alexandre Vidor; a pró-reitora de Ensino do IFRS, Clarice Monteiro Escott; o diretor de Ensino do Campus Viamão, Lucas Coradini; o paraninfo Sérgio Viana; a coordenadora do curso, Priscila Esteves; e o coordenador de Registros Escolares, Dário Bezerra. Estiveram presentes: o patrono do curso Nilo Barcelos, os homenageados dos formandos Andreia Pedroso e Rafael Lavrador, os representantes do Campus Alvorada Adriana Martins e Guilherme Brandt, servidores do Campus Viamão, e familiares dos formandos.
No discurso, os oradores Camila Corrêa e Lúcio Reis falaram sobre o reconhecimento da profissão e a superação das dificuldades ao longo do curso. "A medida que, por meio das disciplinas, os professores e coordenadores nos apresentavam mais sobre o serviço público, percebemos que realmente era isso que queríamos. Na construção deste conhecimento aprendemos o significado e a importância desta formação profissional".
A coordenadora enfatizou a dedicação e o esforço dos alunos durante o curso. "Sei que foi uma caminhada muito intensa, com aulas todas as noites, provas e trabalhos, e que por essa razão muitos tiveram que abdicar de momentos do convívio familiar, horas de sono, jogos de futebol e diversos eventos. E essa caminhada teve inicio, em muitos casos, com um pequeno e grande passo que foi a decisão de aprofundar os estudos para aplicar no seu trabalho, buscar uma nova rota profissional ou até mesmo retomar os estudos após muitos anos longe dos bancos escolares".
O paraninfo falou sobre o exercício da profissão. "O profissional deve agir com ética, responsabilidade e honestidade. Fiscalize, mostre a sua indignação frente às injustiças e desvio de dinheiro público. Não se afastem da politica, ao contrário, estudem, participem. De vocês a sociedade espera muito, portanto não se omitam, porque somos responsáveis por uma sociedade justa e com igualdade"
O diretor de Ensino destacou a missão dos Institutos Federais de promover a democratização dos conhecimentos e a elevação da escolariedade, comprometidos com uma educação profissional focada no trabalhador e voltado para autonomia e emancipação. "Para o IFRS, o trabalhador está no centro do processo educativo, e é compreendido como sujeito crítico, reflexivo, e principalmente, transformador da sociedade. Que os preceitos éticos aqui cultivados, e os conhecimentos que juntos produzimos sejam propulsores do desenvolvimento que queremos para o nosso país, e especialmente para a cidade de Viamão".
O diretor-geral explanou sobre a criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional. "De 1909, quando criada a primeira escola, até 2005, quando iniciada a expansão, o país tinha 140 escolas técnicas em todo o território nacional e 102 mil matrículas. Em 2016, o Brasil conta com 562 unidades de ensino e mais de 1 milhão de matrículas. Tenho convicção que o Campus Viamão, juntamente com os atores que atuam no território, alavancarão definitivamente o desenvolvimento da região. Não somente por formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas por formar indivíduos conscientes do seu papel na sociedade".
A pró-reitora informou que em 2017 o Campus Viamão (IFRS) iniciará a oferta de seus dois primeiros cursos superiores: Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Ambiental. E falou sobre as responsabilidades de cada técnico em Serviços Públicos. "Vocês saem desta instituição pública e de qualidade com a responsabilidade cívica de retribuir a sociedade brasileira a oportunidade que uma politica publica de grande importância para a formação técnica e tecnológica lhes proporcionou. Por isso empenhem-se, façam o seu melhor e utilizem com sabedoria as oportunidades e os conhecimentos que vocês construíram".
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria