Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada passa a funcionar na sede própria

Equipe do campus é apresentada a estudantes do curso Técnico em Processos Fotográficos

O Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começa uma nova fase de sua história neste segundo semestre de 2016: o funcionamento em sua sede própria. A área, de 2,7 mil metros quadrados, localiza-se na Rua Professor Darcy Ribeiro, nº 121, bairro Campos Verdes, em frente à URS II. Além das alas administrativas e salas de coordenação de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional, disponibiliza aos estudantes salas de aula, laboratórios de informática, auditório e espaço de convivência. Possui também espaço para estacionamento com cerca de setenta vagas, além do serviço de portaria e segurança.

"O que possibilitou ao campus estar na nova sede foi um trabalho coletivo de gestores da Reitoria e do Campus Alvorada, bem como a acolhida e o empenho da comunidade desta cidade, que compreendeu a dimensão e a importância do Instituto Federal neste local", declara o diretor-geral, Fábio Marçal.

Todos os cursos ofertados na unidade são gratuitos. A partir de audiências públicas realizadas no município, foram definidos para a atuação do campus os eixos: ambiente e saúde; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design.

Atualmente, são realizados os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Tradução e Interpretação em Libras; Processos Fotográficos; e Agente Comunitário em Saúde. Ainda neste segundo semestre, ocorrerá o curso técnico em Cuidados de Idosos, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - o qual receberá inscrições nos dias 8 e 9 de agosto. Para o primeiro semestre de 2017, estão planejados também os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Áudio e Vídeo; e em Meio Ambiente.

Atualmente, são 180 alunos e 26 servidores na unidade. A previsão é de que, quando estiver em pleno funcionamento, atenda a aproximadamente 1.200 estudantes, com um quadro de 115 servidores, entre docentes e técnicos em educação.

O Campus Alvorada está em atividades desde agosto de 2013. Durante os dois anos de obras da sede própria, funcionou provisoriamente no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, bairro Água Viva.

Primeiras atividades na nova sede

Para marcar o início das atividades na nova sede, os estudantes de cursos já ofertados no Campus Alvorada realizaram visitas às dependências da unidade. Houve também atividade de integração entre os alunos e uma fala de boas-vindas do diretor de Ensino, Guilherme Brandt de Oliveira. O reitor, Osvaldo Casares Pinto, e a pró-reitora de Ensino, Clarice Monteiro Escott, estiveram no campus e conversaram com servidores e estudantes.

Homenagem ao Centro Florestan Fernandes

No dia 21 de julho, servidores do Campus Alvorada prestaram uma homenagem à equipe do Centro de Educação Profissional Florestan Fernandes, que foi a "primeira casa" do campus. O agradecimento se estendeu à Secretaria Municipal de Educação e ao Executivo Municipal de Alvorada. O diretor-geral do Campus, Fábio Marçal, e o diretor de Ensino, Guilherme Brandt de Oliveira, entregaram uma placa oferecida pelo conjunto de servidores do campus à diretora do Centro, Heloisa Vaz. Estiveram presentes o prefeito municipal, Sergio Bertoldi, e a secretária de Educação, Clair Gabana.

Sobre as modalidades de cursos oferecidas

* Ensino técnico: para ingressar nos cursos técnicos ofertados, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo próprio do IFRS. Na modalidade subsequente, existe também a possibilidade de optar pelo ingresso utilizando o resultado do Exame Nacional do ensino médio (Enem).

- Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio - o curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica de nível médio. Esta modalidade é oferecida para quem concluiu o Ensino fundamental.

- Curso Técnico Subsequente - é oferecido a quem concluiu o ensino médio. Após concluído o curso subsequente, o aluno receberá diploma de profissionalização em nível técnico.

* Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja): para esta modalidade, é preciso ter o ensino fundamental completo. A oferta é para quem ainda não cursou ou não conseguiu concluir o ensino médio e tenha 18 anos ou mais. Ao final do curso, o aluno terá uma habilitação profissional técnica de nível médio.

 

Galeria

Diretor de Ensino, Guilherme Brandt, dá as boas-vindas a alunos e servidores Diretor Fábio Marçal em aula do curso Técnico em Agente Comunitário em Saúde na nova sede Gestores dão as boas-vindas aos estudantes Gestores conversam com estudantes do curso de Tradução e Interpretação em Libras Reitor e diretor do campus em conversa com servidores do Campus Alvorada Turma do curso de extensão em Libras Básico conheceu a nova unidade Homenagem no Centro Florestan Fernandes

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria