Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada forma primeira turma de Tradutor e Intérprete em Libras

O Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a solenidade da primeira turma do curso técnico subsequente de Tradutor e Intérprete em Libras, no último sábado, 20 de agosto de 2016.

As primeiras técnicas formadas são:

Daiane de Abreu Bitencourt Delavechia

Gabriela Cardoso Alves (Juramentista)

Isabel De Ávila

Katherine Carol Halberstadt (Tradutora em Libras do discurso da oradora)

Letícia Ferrugem

Lidiane Serafim Ferreira

Lilian Telles Vila Real (Tradutora em Libras do juramento)

Maurícia Mendes Macedo Souza

Rosangela Pavlack Cardoso (Oradora)

Vanessa Franciele Ferrugem

Victoria Silva da Conceição

O diretor-geral do Campus Alvorada, Fabio Azambuja Marçal, agradeceu as parcerias fundamentais para que o curso fosse realizado: Prefeitura Municipal de Alvorada, contemplando também a Secretaria Municipal de Educação; o Centro Florestan Fernandes; e a Sociedade Gaúcha de Surdos. Marçal manifestou preocupação com as atuais dificuldades políticas e econômicas vividas no país e com cortes de recursos para a educação pública. "Temos que estar conectados com a comunidade de Alvorada. Preencher esse espaço com estudantes. Trazer os familiares para dentro do campus. Fazer com que percebam o óbvio: esse espaço é de vocês", ressaltou.

O reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, não pôde comparecer à cerimônia, entretanto enviou uma mensagem às formandas. Também participaram da solenidade o diretor de Ensino do campus, Guilherme Brandt de Oliveira; a paraninfa da turma, Gisele Maciel Monteiro Rangel; a coordenadora do curso, Maria Cristina Viana Laguna; a coordenadora de Registros Escolares, Walkiria Taborda Borsato; dentre outras autoridades.

O curso

O objetivo do curso é capacitar os técnicos para a realização e interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o português e vice-versa, com fluência e coerência em diferentes espaços. Além disso, é habilitado a traduzir publicações em português escrito para vídeo em Libras e vice-versa. As atividades do Tradutor e Intérprete em Libra são regulamentadas pela Lei 12.319/2010 e descritas na Classificação Brasileira de Ocupações sob o código 2614-25. O curso oferecido pelo Campus Alvorada tem a carga horária de 1.200 horas e duração de quatro semestres.

Veja fotos no facebook do Campus Alvorada: http://migre.me/uKUyb

Matéria: Joana Paloschi

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria